Economia
Entenda o papel do Banco Central dentro do Sistema Financeiro Nacional
Você já passou em frente a alguma agência bancária e se perguntou quem fiscalizava aquelas atividades? Provavelmente, em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre o Banco Central, seja durante o dia a dia através de pesquisas, ou durante o telejornal pela noite.
O Banco Central do Brasil, pode ser chamado por BC ou BACEN e corresponde por ser uma autarquia federal no qual possui personalidade jurídica e patrimônio próprio, tem um papel fundamental no exercício das políticas monetárias e na supervisão das instituições financeiras, conduz as políticas cambiais, monetárias e de crédito. Mas no geral, entenda suas funções e sua importância.
O banco central é um órgão fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional, banco disciplinador do mercado financeiro. É caracterizado como um órgão executor das diretrizes do conselho monetário nacional e também executor da política monetária. No geral, o Bacen é um gestor do Sistema Financeiro Nacional. Gestor, pois, apenas executa as normas para o pleno funcionamento do mercado.
Principais Funções do Banco Central
Diante disso, quais suas principais funções:
Iniciando com um dos pontos mais interessantes e que muita gente se confunde sobre o fator da emissão da moeda. A emissão da moeda é de responsabilidade do Banco central, que define a quantidade a ser emitida através de um numerário entregue ao sistema bancário para que atenda as necessidades e nas condições e limites autorizados pelo Conselho Monetário Nacional, e a impressão é realizada na casa da moeda do Brasil, que possui monopólio dessa atividade.
Além disso, há diversas outras funções que o Bacen realiza, dentre elas a fiscalização das instituições financeiras, concede autorização de funcionamento para as instituições, aplica penalidades previstas em lei, quando necessário. Recebe os recolhimentos compulsórios, controla as operações de redesconto e os empréstimos para as instituições bancárias e gere o sistema de pagamento brasileiro. Uma função recente é disponibilizar valores a receber por instituições bancárias que você pode consultar diretamente no site da instituição.
E qual a composição do Bacen?
A diretoria é composta por 9 membros, sendo eles indicados pelo presidente da República e aprovado pelo Senado Federal. Essa diretoria colegiada é composta pelo presidente do Bacen e 8 diretores, esses diretores são responsáveis por uma diretoria específica. A distribuição dos membros é composta pelo Presidente que é responsável por representar o Banco Central no Brasil e no Exterior se relacionando com outras instituições em nome do Governo Brasileiro. Além do mais, o presidente preside as reuniões do COPOM, o Comitê de Políticas Monetárias. As outras diretorias são determinadas por Diretoria da administração, Diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Diretor de Fiscalização, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Diretor de Política Econômica, Diretor de Política Monetária, Diretor de Regulação e Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta
Você pôde entender melhor sobre esse órgão tão importante na nossa economia e entender suas principais funções e relacionar das próximas vezes que ouvirem ou lerem sobre esse nome tão recorrente nas principais informações sobre a economia, uma vez que o bacen é responsável pelo controle da liquidez de mercado, que significa a quantidade de dinheiro que tem em circulação na sociedade.