Empréstimos

Entenda os 4 erros mais comuns na hora de fazer um empréstimo

Publicado

em

Empréstimos são válvulas de escape para problemas financeiros, especialmente, por estamos em um tempo com uma economia tão difícil. Com isso, muitas pessoas desesperadas acabam por solicitar um valor e podem se arrepender depois.

Dessa forma, quando estamos desesperados podemos tomar medidas que fazem mal conforme o tempo passa. Assim, caímos nas taxas mais altas e com condições piores que as que poderíamos pegar em situações mais tranquilas.

Logo, mostraremos quais são os erros mais comuns na hora de fazer um empréstimo e principalmente como evitá-los. Então, você vai conseguir pegar dinheiro emprestado mesmo sem entender tanto de finanças.

Não comparar o empréstimo com outros lugares

Os juros variam muito de acordo com o cliente e também com as taxas de cada tipo de empréstimo. Portanto, cada banco pode oferecer diferentes pagamentos de mensalidade e prazos.

Assim, as taxas podem variar entre no mínimo 3,66% e no máximo 6,17% ao mês normalmente. Vale lembrar que o custo total do empréstimo é afetado diretamente por essas taxas que são pagas mensalmente.

Por isso, um dos erros mais comuns é não verificar quais são as melhores condições disponíveis no mercado. Se você quer pegar empréstimo, você consegue encontrar ferramentas de comparação.

Existem diversas que fazem a triagem e mostram as melhores condições em cada uma das instituições financeiras. Dessa forma, economizando tempo e também dinheiro para solicitação do seu empréstimo.

Análise das condições do empréstimo

Existem várias instituições financeiras que fazem a simulação antes de serem realizados os empréstimos. Por isso, é fundamental que antes de assinar a contratação é necessário rever todos esses detalhes com calma.

Dessa forma, você assegura que fará a melhor escolha possível para si na hora de solicitar o valor. Assim, vale lembrar que antes de qualquer crédito essa simulação é disponibilizada para os clientes, principalmente, para ter a certeza do que estão assinando.

Com isso, você pode averiguar as condições que são mais vantajosas para sua vida, especialmente, para o seu bolso no prazo que vai pagar. Além disso, é importante ler o custo total de todo empréstimo no final do prazo para não ter nenhum tipo de erro.

Não ter um planejamento financeiro para pagar o empréstimo

Eu sei que em muitos casos, o empréstimo não é feito por opção e sim como uma obrigação para resolver uma pendência. Contudo, é sempre importante lembrar que todo o valor que você pegar vai ser devolvido com juros para a instituição.

Logo, você deve evitar se enforcar ainda mais com pendências financeiras que não tem a capacidade de resolver. Portanto, tenha um planejamento de como vai fazer a quitação dessa nova dívida para não se apertar futuramente.

Então, comece vendo qual a parcela cabe no seu orçamento para quitar o quanto antes esse empréstimo. Além disso, outra medida interessante que muitas pessoas utilizam é pagar a parcela de trás para frente.

Com isso, amortiza o valor da dívida e antecipa o pagamento desse débito que você vai criar. Por isso, assim que tiver pensando nesse empréstimo faça uma planilha com receitas mensais e despesas.

Pesquisar tipos diferentes de créditos

Antes de fazer qualquer tipo de contratação é necessário entender qual o melhor tipo de empréstimo para você. Dessa forma, escolher o que mais encaixa na sua folha salarial e também no seu orçamento.

Atualmente, existem empréstimos consignados que possuem menos juros, porém, são descontados diretamente da sua folha. O mercado também consegue disponibilizar alguns mais específicos para realizar atividades específicas, como comprar uma casa, por exemplo.

Logo, por aqui você vai encontrar alguns dos mais comuns no Brasil, clique aqui e veja qual é o melhor para o seu planejamento.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile