Economia
Diferenças entre um empréstimo e um financiamento
Antes de tomar alguma atitude quanto a sua situação financeira entenda as diferenças do que é um empréstimo e um financiamento para que não cometa nenhum equívoco que poderá colocá-lo em uma situação desagradável.
Veja o que é e todos os principais detalhes do empréstimo
O empréstimo é um acordo feito entre uma instituição financeira e o cliente, onde o cliente pega uma determinada quantia com a promessa de pagar no futuro, acrescido de juros ou até mesmo em parcelas pré-definidas. O acordo da quantia que será liberada para cada cliente, assim como a taxa de juros, é diferente entre um banco e outro, como também é negociado nos termos do contrato de empréstimo feito na instituição.
Não é necessário que o valor emprestado tenha um destino fixo, ele pode ser gasto com o que o cliente quiser e precisar. O que já diferencia o financiamento, o cliente deve ter um destino específico para o dinheiro liberado pelo banco desde que pague em dia as futuras parcelas. Há diversos tipos de empréstimo, veja abaixo.
Tipos de empréstimo mais comuns
- Empréstimo pessoal;
É o tipo de empréstimo mais comum que existe, oferecido em todas as instituições bancárias a todas as pessoas, exceto as que possuem um “nome sujo”. O dinheiro é liberado diretamente em sua conta dentro de um prazo de 24 horas, o que faz que esse tipo de empréstimo seja ideal para situações de emergência. Um defeito sobre esse modelo são os juros altos e o teto de empréstimo baixo, como apenas R$ 5.000,00.
- Empréstimo consignado;
É conhecido por ter suas parcelas de pagamento estabelecidas diretamente no salário, pensão ou aposentadoria do cliente. O empréstimo consignado possui juros baixos, sendo mais acessível a clientes aposentados, pensionistas do INSS ou aqueles em que a empresa possui convênio com algum banco.
- Empréstimo por penhor;
Mediante a cessão de um bem – é comum penhor de joias, feito pela Caixa Econômica Federal. Avalia-se um bem e concede o empréstimo no mesmo valor. O pagamento deve ser feito no prazo para reaver o bem. A vantagem desse tipo de empréstimo é que pode ser requerido por pessoas com crédito negativado, já que o penhor de garantia é um bem do patrimônio do cliente. Entretanto, sua taxa de juros é alta.
- Cheque especial;
É destinado a cobrir o saldo devedor em conta corrente do cliente, a contratação é feita automaticamente quando a conta corrente do cliente fica “vermelha”, ou seja, com saldo devedor. Uma das vantagens desse tipo é a praticidade e a flexibilidade, pois o valor é somente o necessário para cobrir o saldo devedor. Sua desvantagem são os juros exorbitantes.
Entenda tudo sobre o que é e para o que serve financiamento
O financiamento é um tipo de contrato para obter crédito, pode contratar esse tipo de serviço tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Entretanto, para solicitar um financiamento é necessário que tenha uma finalidade específica.
Nesse modelo de contrato o bem financiado será a garantia de que a dívida será paga, caso quem pegou o financiamento não consiga pagar a quantia já estipulada anteriormente. Há financiamento de veículos ou de imóveis.
Portanto, lembre-se que a principal diferença entre eles não é apenas a taxa de juros e a forma de obtenção de crédito, mas sim, que o empréstimo você não precisa dizer o que fará com o dinheiro, enquanto que o financiamento é para um fim específico e deve ser exposto para o banco que deseja contratar esse serviço. Caso tenha dúvidas se vale a pena fazer empréstimo confira aqui.