Economia

Confira sobre a queda das taxas dos títulos públicos

Publicado

em

Atualmente os investidores estão monitorando as notícias que envolvem autoridades sobre o “Pandora Papers”, o que cresce também temores sobre a estagflação global.

Com as notícias de que o presidente do Banco Central e o ministro da Economia aparecem em investigações de paraísos fiscais a sessão até agora é a de maior aversão ao risco local. As informações foram reveladas no fim de semana por um consórcio internacional de imprensa em parceria com alguns veículos brasileiros.

E, de acordo com o relatório Focus, os investidores também estão revisando as projeções de inflação oficial para este ano. As preocupações com o avanço da inflação tomam conta do mercado internacional e se junta ao temor de desaceleração global, o que pode levar a um cenário de estagflação. O principal destaque é para a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e para a necessidade de aprovação de novo teto para a dívida pública nos Estados Unidos.

Com este contexto, o mercado de títulos públicos opera em queda na tarde de segunda-feira(4). Entre o que está atrelado à inflação, o juro real oferecido pelo Tesouro IPCA+ com vencimento em 2040 e pagamento de juros semestrais era de 4,94% ao ano, contra 4,96% ao ano na sexta-feira do dia 01 de Outubro. Enquanto o retorno real do Tesouro IPCA com vencimento em 2055 e pagamento de juros semestrais de 5% ao ano,  em linha com os 5,01% ao ano vistos anteriormente.

Relatório FOCUS

O mercado elevou na agenda econômica as projeções para a inflação oficial deste ano, sendo anteriormente de 8,45% para 8,51% no ano. Os dados do Relatório Focus foram divulgados pelo Banco Central.

Para o ano que vem as estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também teve alta, de 4,12% para 4,14%. Ainda nesta semana o mercado irá conhecer os dados de inflação que serão divulgados pelo IBGE, o que pode acarretar em novos reajustes nas projeções para a inflação e para a taxa de juros.

E, apesar das pressões inflacionárias, os economistas optaram por manter as estimativas para a taxa Selic neste ano de 8,25% para 8,50% para 2022. O mercado continua com a expectativa de alta de um ponto percentual da taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom para 7,25% ao ano.

O que significa Estagflação?

 A estagflação é um fenômeno da economia que significa o aumento de desemprego com o aumento da inflação, ou seja, aumento de preços. A preocupação de uma estagflação global não se dá apenas pelas notícias recentes, mas também o cenário global que diversos países se encontram enfrentar durante a pandemia e os cenários econômicos que se apresentaram ao decorrer dela.

Por conta disso, ao ouvir sobre estagflação basta lembrar da seguinte forma: aumento de desemprego e aumento contínuo de preços.

Portanto, tudo que podemos esperar agora é que os reajustes sejam eficazes para esta nova fase.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile