Economia

Como não cair em golpes financeiros em pleno 2023 – Veja exemplos e passe longe!

Publicado

em

Ano passado aconteceram muitos golpes financeiros, por isso, separamos os principais para você entender como funcionam e evitar de cair!

Além disso, com o Pix cada vez mais golpes criminosos acontecem no Brasil, logo, estar atento é fundamental. Dessa forma, vamos te indicar como se preparar para não perder dinheiro para terceiros mal intencionados.

Portanto, se não quer cair em golpes financeiros, aprenda mais sobre cada um dos dados. Com isso, você vai estar mais seguro para conseguir desenvolver sua vida com dinheiro.

Golpe da falsa central de atendimento 

Esse é um dos golpes mais comuns aplicados no ano passado, se trata de criminosos que entram em contato por telefone se passando por empresas bancárias. Dessa forma, avisam sobre algum problema grave financeiro como: débitos indevidos, transações não reconhecidas e clonagem de cartão.

Logo, para fazer o cancelamento desses problemas os golpistas solicitam os dados pessoais das vítimas. Com isso, acabam utilizando essas informações para levar vantagem e se aproveitarem da situação.

Assim, os criminosos fazem clonagem e outras fraudes com os dados das pessoas que acreditam no que diz o telefonema. Então, a melhor forma de não cair em golpes financeiros como esse é procurar sempre instituições oficiais.

Portanto, sempre tente entrar em contato com os bancos através dos telefones tradicionais ou mesmo pelos aplicativos. Além disso, nunca dê seus dados de cartão ou mesmo senhas para outras pessoas, especialmente, pelo telefone.

Golpe do motoboy

Esse é um dos golpes aplicados no ano passado com maiores números de vítimas no Brasil e também mais conhecidos. Ele também envolve ligações fraudulentas que alegam problemas no cartão de crédito, principalmente clonagem.

Com isso, os criminosos pedem que o cartão seja destruído e descartado junto com um motoboy que recolhe o cartão cortado. Contudo, os golpistas tomam cuidado para não afetar o chip que depois será utilizado por eles.

Dessa forma, muitas pessoas entregam o plástico em condições de uso para compras online e física. A principal forma de não cair nesse crime é não entregar cartões para terceiros, especialmente, motoboys convocados por pessoas pelo telefone.

Além disso, os cartões que são clonados são cancelados automaticamente após aviso para os bancos. Logo, não é necessário portador para ir na sua casa para realizar nenhuma atividade, principalmente para recolher cartões ou dados.

Roubo do Whatsapp

Outro golpe comum muito aplicado que ficou tão popular que muitas pessoas caíram e foram lesadas financeiramente. Inclusive muitos programas de televisão anunciaram esse tipo de crime no Brasil.

Trata-se de uma prática que induz a vítima a entregar os seus dados para que os criminosos tenham acesso a sua conta no Whatsapp. Com isso, os golpistas solicitam valores para os familiares dessas pessoas. 

Logo, o golpe também é iniciado através de ligações com um pedido de código que foi enviado no celular da vítima. Assim, após a posse do código os criminosos acessam o aplicativo de mensagens e fazem esse pedido de dinheiro para diferentes pessoas.

Contudo, para não cair nesse tipo de golpe é fundamental que os usuários não enviem códigos que sejam enviados para o seu sms. Também é importante estar atento a parentes e amigos solicitando valores em Pix, boletos e transferências para contas de terceiros.

Dicas de segurança para não cair em golpes financeiros

As principais dicas gerais são, em primeiro lugar, estar atento ao passar informações, principalmente, bancárias e pessoais. Portanto, vale desconfiar de ligações que não sejam de instituições oficiais, especialmente, as bancárias.

Além disso, vale ficar de olho para solicitações e também para avisos sobre clonagem de cartão. Assim, quando isso acontecer, é importante ligar para os bancos pelo telefone institucional.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile