Economia

Como economizar pagando aluguel: Entenda a Lei no Inquilinato, condomínio e a negociar com o seu locador!

Publicado

em

O aluguel já é uma conta fixa e é previsível todo mês, contudo, existem algumas dicas para economizar pagando aluguel!

Com um pouco de criatividade sempre podemos economizar um pouco mais para sobrar mais dinheiro no final do mês. Dessa forma, resolvemos trazer alguns comportamentos e ideias que você pode utilizar para ganhar uma folga no orçamento.

Com isso, mostraremos o que algumas pessoas já estão fazendo para economizar mesmo pagando aluguel.Então, se você quiser ter mais dinheiro sobrando no fim do mês e aprender como economizar mesmo com essa conta fixa, continue com a gente até o final!

Entenda os seus direitos

O primeiro passo para economizar no seu aluguel é entender todos os seus direitos, existe a lei do inquilinato. Que é uma série de leis que amparam e protegem Quem aluga um apartamento ou uma casa.

Nele, por exemplo, existe a lei que todo reparo anterior a locação é feito pelo proprietário do imóvel. Logo, se tiver algum problema dentro do imóvel que exija reparo, que recurso financeiro antes de você entrar é de responsabilidade de quem está te alugando.

Se o seu apartamento precisa de pintura ou reparos dentro dele, o que você identificou antes de entrar são de responsabilidade do locador. Essa é a primeira forma de evitar gastos desnecessários e economizar mais o seu dinheiro pagando aluguel.

Divida o aluguel com alguém

Se você tiver muito apertado e tiver espaço dentro do imóvel que você está alugando, você pode dividir com uma pessoa para facilitar o pagamento. Hoje, é cada vez mais comum essa prática e pode ser interessante, especialmente para solteiros.

Além disso, você pode convidar amigos próximos ou mesmo parentes para morar em com você e te ajudar. Existem também aplicativos que intermediam pessoas que estão querendo buscar um imóvel para dividir e pessoas que já tem um imóvel.

Dessa forma, fica simples encontrar alguém compatível com a sua rotina para dividir um apartamento.Logo, é mais seguro dividir com pessoas que têm perfis nessas redes, ou mesmo familiares.

Fique atento ao valor do condomínio

Uma despesa fixa que muitas pessoas pagam é o condomínio, que pode sofrer alterações das taxas que você nem percebe. Então, é interessante estar atento aos valores e comparar aos meses anteriores sobre as taxas impostas.

Outro fator é considerar esse valor já é imposto como aluguel, dessa maneira Você tem uma noção maior de quanto custa morar no local que alugou. Normalmente, prédios que tem piscina e outras atividades têm o condomínio mais caro, por isso, vale a pena ficar de olho e escolher bem.

Negocie diretamente com o locador

Uma das dicas mais importantes é tentar negociar diretamente o seu aluguel com o locador, existem muitas imobiliárias e corretores que cobram taxas maiores para fechar negócio.

Dessa forma você acaba pagando mais e pode sofrer com altas comissões pagas diretamente do seu aluguel. Outra dica interessante é pedir a um advogado para redigir o seu contrato.

Além disso, negociando diretamente com o dono do imóvel fica mais simples diminuir o aluguel em determinadas situações. Especialmente, após esses dois anos de pandemia e nessa crise financeira.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile