Economia
Aprenda a não cair nas dívidas com essas dicas financeiras
As praticidades do cartão de crédito com certeza já fez você estourar – ou quase – o limite do cartão, com a fatura alta e todas as despesas, é claro que você já caiu em dívida ao menos uma vez. E, por isso, separamos dicas incríveis para você não cair mais na tentação do cartão de crédito!
O que é a educação financeira
Se você acha que precisa de assistir muitas palestras, fazer cursos e participar de webinars para aprender efetivamente sobre educação financeira saiba que está enganado. É bom ter um curso ou outro, mas a educação financeira não se baseia apenas nisso.
A educação financeira consiste em saber organizar as suas finanças, ou seja, saber o quanto ganha e gasta, fazer planejamento de contas e pensar no futuro em três dimensões: curto, médio e a longo prazo. É, principalmente, entender como o dinheiro funciona em sua rotina.
Ao falarmos de educação financeira você deve pensar em seu perfil como consumidor e também como decisor. Ao analisar seu próprio perfil você conseguirá entender a realidade da sua carteira, afinal, se você for facilmente influenciado pelo o que quer, mas não pode e, mesmo assim adquire, então vale a pena pensar se o que faz está realmente valendo a pena ou é apenas mais um costume que fará ter dores de cabeça depois.
Com a educação financeira você tem controle sobre isso e mais um pouco além do que imagina.
Benefícios da educação financeira
Confira os benefícios da educação financeira logo abaixo:
- Menos estresse;
- Você consegue manter suas contas pagas devidamente;
- Consome com mais qualidade;
- Autoconhecimento sobre o que de fato quer, é importante ou não;
- Mais chances de realizar seus planos.
- Melhor aproveitamento do dinheiro.
Com a educação financeira você não terá tanto estresse para ‘descobrir’ como irá pagar a fatura e/ou as contas no final do mês e, apenas por isso, já é incrível. As pessoas podem dizer que o cartão de crédito é o principal vilão, mas não é. A falta de autocontrole e ausência de educação financeira é o principal vilão de muitos brasileiros. Nada adianta passar no crédito e posteriormente questionar se o dinheiro que passou nele realmente irá existir depois.
Consumir com qualidade significa ter a responsabilidade sobre o que está adquirindo.
Dicas para não cair em dívidas
Veja algumas dicas imperdíveis para você nunca mais cair em dívidas:
- Anote tudo;
Desde os ganhos até os gastos mínimos. Cada transação é importante estar anotada em um aplicativo gerenciador de finanças ou em uma caderneta, a depender do seu local de confiança e acesso;
- Crie metas;
Estipule metas mensais e anuais para que possa manter-se comprometido em cumpri-las.
- Organize e faça um planejamento orçamentário;
Conte com as planilhas prontas da internet, do excel ou do google planilhas; se não tiver confiança para fazer isso sozinho, contrate um profissional de finanças capacitado para te ajudar.
- Converse com a família;
Deixe claro sobre os gastos, custos e metas a tal ponto que todos possam estar cientes de suas atitudes e atividades. Conte com eles para conseguir atingir os objetivos.
- Corte todos os gastos desnecessários;
Compras de lanches e uso de táxi são alguns gastos que, se for possível, serão cortados. Ao fazer o planejamento orçamentário e também financeiro, você conseguirá notar ainda mais o que são os gastos desnecessários.
- Caso tenha dívidas, negocie com os credores;
Se você já tem dívidas, converse com os credores para conseguir uma negociação mais em conta para ambos.
- Não utilize o cartão de crédito para tudo;
Saiba para o que deve utilizar o cartão de crédito, se é apenas eventualidades, lanches ou contas; mas para tudo, não. Divida na mesma proporção, se possível, o que será creditado no cartão e o que for debitado no mesmo.
Com essas dicas você garante uma vida longe do vermelho, basta ter atenção e pôr em prática.