Direitos

Saque aniversário: O que é e como antecipar esse saque do FGTS

Publicado

em

Muitas dúvidas cercam acerca do assunto fundo de garantia, especialmente, sobre o saque de aniversário. Logo, separamos as principais delas para responder e te dar uma direção para entender melhor sobre o FGTS.

Por isso, se você tem alguma dúvida sobre o saque de aniversário do FGTS, sobre como funciona o benefício ou mesmo quem tem direito a ele, fique atento! Hoje, mostraremos as respostas de todas essas perguntas através deste artigo. Então, se quer entender como funciona o saque aniversário e como pode ter acesso a ele de maneira simples, continue com a gente até o final do artigo!

O que é o fundo de garantia?

De garantia o benefício criado pelo governo federal para auxiliar os trabalhadores com o recurso financeiro em caso de urgência. Com isso, as empresas empregadoras são obrigadas a pagar 8% do valor total do salário do cidadão. Assim, depositando esse valor numa conta da Caixa Econômica Federal no CPF desse trabalhador.

Vale lembrar, que no caso da vaga de jovem aprendiz o valor depositado é de 2% do salário total do empregado. Além disso, o valor pode ser sacado em alguns casos de urgência, principalmente no caso de demissão sem justo motivo. Contudo, existem outras possibilidades que o trabalhador pode sacar esse dinheiro.

Quem tem direito ao FGTS?

Trabalhadores que são regidos pela consolidação das leis do trabalho, que possuem carteira de trabalho formal tem direito ao benefício. Além disso, trabalhadores rurais e intermitentes possuem acesso ao fundo de garantia. Outros profissionais que têm esse direito também são:

  • Trabalhadores contratados por empresas para prestar determinado serviço por um determinado período de tempo;
  • Trabalhadores avulsos que prestam serviço a inúmeras empresas sem vínculo empregatício;
  • Trabalhadores domésticos;
  • Atletas profissionais;
  • Safreiros que são operários rurais que trabalham no período da colheita.

O que é o saque aniversário?

O saque aniversário foi inventado em abril de 2020 e utilizado por mais de 21 milhões de cidadãos, com saques ultrapassando a continha de 31 bilhões de reais. Ele foi instituído pela lei 13932, permitindo ao trabalhador sacar parte do saldo das suas contas ativas e inativas todo ano no mês do seu aniversário.

Para ter uma ideia, em 2021, quase 10 milhões de trabalhadores optaram por receber por essa modalidade. Assim, com mais de 88 milhões de trabalhadores possuindo contas vinculadas ao fundo de garantia.

O saque aniversário é opcional e pode ser feita essa escolha através de uma agência bancária ou pela Internet Banking da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, o trabalhador escolhe receber anualmente no mês do seu aniversário o valor do fundo de garantia.

Contudo, caso o cidadão seja demitido o valor que ele poderá sacar será de 40% da multa paga pela empresa. Com isso, não poderá sacar o valor integral da conta que possui no saldo do FGTS.

Por isso, é importante verificar quais são as possibilidades antes de optar pelo saque aniversário. Além disso, o trabalhador pode tirar essa opção a qualquer momento que desejar.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile