Direitos
INSS permite a consulta de precatórios e calendário dos repasses, veja como ficou
Aqueles que entraram com ação judicial contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem consultar se terão acesso ao pagamento dos precatórios este ano. Alguns Tribunais Regionais Federais, como o da 4ª Região, já liberou a consulta dos processos para pagamento. Já o Tribunal Regional Federal da 3º deve fazer a liberação de consulta nesta semana. Confira!
Precatórios do INSS
O pagamento dos precatórios do Instituto Nacional do Seguro Social é destinado apenas para aqueles que entraram com ação judicial contra a autarquia, ganhou a causa e vai receber uma indenização acima de 60 salários mínimos. O pagamento só é feito após a ordem do Tribunal Regional Federal, além da disponibilidade da verba pelo governo.
No ano passado aconteceram mudanças nesses repasses. Através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como PEC dos Precatórios, há uma limitação no dinheiro a ser disponibilizado repassado para esta finalidade. O corte foi em torno de 25% nas verbas que teriam este objetivo.
Isso só foi realizado através do anseio do governo Bolsonaro em aumentar o valor pago no Auxílio Brasil, que passou de R$ 217, em média, para no mínimo R$ 400 neste ano. Além de aumentar os cidadãos atendidos pelo programa, sendo ao menos 4 milhões o número de beneficiários.
Após o corte em prol disso, os advogados que entraram com pedido de pagamento contra o governo foram pegos de surpresa. Ao fazer a consulta no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que atende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, notou-se que o valor destinado aos advogados não será repassado.
Segundo a Folha de S. Paulo, o mesmo deve acontecer no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A principal alegação é que consta na emenda nº 14 que compõe a PEC dos Precatórios que a prioridade no pagamento é realizada apenas para os solicitantes da indenização e não para os seus defensores.
Entenda melhor quem possui prioridade no pagamento dos precatórios
Segundo a PEC aprovada no ano passado, a emenda 114 aborda sobre a prioridade nos pagamentos dos precatórios do Instituto Nacional do Seguro Social. Aqueles que não receberem o depósito este ano, deve ser contemplado no ano que vem.
A nota divulgada pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) explica que a régua de prioridades e a possibilidade de um repasse tardio só existem por conta de verba insuficiente. Neste caso, quem possui prioridade no recebimento de pagamento dos precatórios são:
- Cidadãos com precatórios de até 180 salários mínimos a partir de 60 anos de idade ou com deficiência e/ou doença grave;
- Credores de precatórios de natureza alimentícia de qualquer idade, limitado a pelo menos 180 salários mínimos;
- Demais dívidas alimentícias;
- Outros precatórios.
Veja como fazer a consulta da liberação dos precatórios do INSS
A consulta de liberação dos precatórios é realizada através do advogado responsável pelo caso, já que depende do número de OAB do profissional e de informações específicas do processo. Para fazer a consulta online siga os passos abaixo:
- Acesse o site oficial do Tribunal Regional Federal do seu estado;
- Selecione a opção “Consultar precatórios”;
- Informe os seus dados, como RG/CPF do solicitante, OAB do advogado, número do processo de origem, número do ofício requisitório origem e também o número de protocolo;
- Informe o código em Recaptcha;
- Clique em pesquisar.
Após inserir todos estes dados será possível conferir se você foi contemplado com o pagamento do precatório neste lote ou se ficará para a próxima liberação em 2023.