Direitos

Veja como solicitar o Bolsa Auxílio para desempregados

Publicado

em

O objetivo da Bolsa criada pelo governo é oferecer amparo para os desempregados do estado de São Paulo, a bolsa auxílio também é conhecida como Bolsa do Povo. Saiba tudo sobre o que é e como solicitar. 

Bolsa do Povo

Dentro do sistema “Bolsa do Povo” há cerca de 16 projetos que oferecem amparo aos cidadãos mais vulneráveis. Como a Bolsa do Povo Educação (BPE), onde oferece cursos técnicos profissionalizantes em parceria com as Escolas Técnicas Estaduais(Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e o pai, mãe ou responsável legal de alunos matriculados nas Etecs conseguem utilizar o benefício, mas também o Bolsa Trabalhador que oferece cinco parcelas de R$540,00 para os beneficiários. 

O projeto visa preencher o quadro de funcionários das instituições públicas das cidades e do estado de São Paulo. Além de acolher para o mercado de trabalho os desempregados que estão em situações mais vulneráveis. Ao combinar isso, o governo estadual criou o Bolsa Trabalho. 

Para conseguir este benefício é necessário estar dentro de alguns requisitos estipulados pelo programa. 

Veja quem possui direito ao Bolsa Trabalho

Neste programa bolsa-auxílio, o cidadão que quer prestar serviços para o governo do estado de São Paulo e ser remunerado deve estar dentro dos seguintes requisitos: 

  • Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;
  • Ser residente do Estado de São Paulo, no mínimo, 2 anos; 
  • Não estar recebendo o seguro desemprego ou outro programa assistencial;
  • É permitido apenas um beneficiário por núcleo familiar. 

Confira os benefícios no Bolsa Trabalho

Aqueles que conseguirem a vaga no programa recebem não só a remuneração de R$ 540,00 por cinco meses, mas também possuem acesso a outros benefícios. Vale salientar que a carga horária de trabalho permitida é de, no máximo, 4 horas por dia. Não é necessário comprovar experiência anterior para iniciar os trabalhos. 

Os trabalhadores irão prestar seus serviços em instituições públicas, como escolas, prefeituras, salões municipais e de serviço público em geral. 

Além disso, os beneficiários terão acesso a um curso de capacitação para melhorar a colocação no mercado de trabalho. A formação será dada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

Os cursos disponíveis são: 

  • Administração;
  • Auxiliar em Controle de Produção e Estoque;
  • Gestão de Pessoas;
  • Rotina e Serviços Administrativos;
  • Secretariado e Recepção;
  • Organização de Eventos. 

Estes são alguns cursos disponíveis para os trabalhadores que conseguirem vaga no programa Bolsa Trabalhador. 

Veja como conseguir o benefício Bolsa Trabalho

As inscrições devem ser feitas através do site “Bolsa do Povo”, se quiser, clique aqui para ser redirecionado. A seleção dos candidatos será de acordo com a necessidade da prefeitura municipal. Confira abaixo como fazer a sua inscrição no programa.

  • Acesse o portal Bolsa do Povo;
  • Clique na opção “Bolsa Trabalho”;
  • Crie seu perfil ou coloque seus dados de login do portal do estado;
  • Informe o seu número de NIS, data de nascimento e o local de nascimento;
  • Preencha todas as próximas etapas de acordo com os formulários disponíveis. 

Após fazer isso, a prefeitura irá entrar em contato com os selecionados de acordo com os dados informados. 

As inscrições para o programa se encerram nesta sexta-feira(17) de junho de 2022. Após esta data não há mais como fazer a solicitação de inscrição. Por isso, esteja atento ao prazo de inscrição, requisitos e até mesmo as informações declaradas para que não perca nenhuma forma de contato por conta de dados incorretos ou até mesmo incompletos. 

Portanto, confira as opções e siga o passo a passo disponível no site de acordo com o avanço das informações declaradas no processo de solicitação do programa.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile