Direitos

Veja como ativar o BPC suspenso sem sair de casa!

Publicado

em

Conheça mais sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) que foi liberado para cerca de 4,7 milhões de brasileiros, de acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal. Após um pente fino nos cadastros, o INSS bloqueou grande parte. Mas, o pedido de reativação já está disponível para os beneficiários. Confira como fazer isso sem sair de casa! 

Pagamento Suspenso

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi liberado para cerca de 4,7 milhões de brasileiros, de acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal. Mas, por conta da aplicação de um pente fino nos cadastros dos beneficiários, boa parte havia sido bloqueada por parte do INSS. Agora, o pedido de reativação está disponível sem precisar sair de casa. 

Os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada foram suspensos somente para os beneficiários que não atualizaram seus dados no Cadastro Único. Sendo uma exigência do governo federal para acompanhar o padrão de vida do cidadão brasileiro. 

Mesmo que o benefício seja pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o benefício não é um salário previdenciário, mas apenas assistencial. O que significa que não é preciso ter feito alguma contribuição para o INSS para conseguir recebê-lo. 

O que é preciso para ter o BPC

Para ter o BPC é preciso ter 65 anos ou comprovar deficiência que impossibilite o cidadão de trabalhar. Nos dois casos é preciso apresentar uma renda familiar de até 1/4  do salário mínimo per capita.

Ao apresentar tudo isso, já é possível aderir ao benefício assim que for constatado pelo órgão. 

Confira quem pode solicitar a reativação do BPC

A cada dois anos é feito um pente fino nos cadastros do benefício. Se o sistema identifica erros, ou que existem possíveis dados desatualizados, o pagamento é temporariamente suspenso para os beneficiários. 

Para ter ciência se ocorreu isso com você, você deverá receber uma carta em forma de aviso do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS) ou também será notificado com uma mensagem no momento do saque do seu salário. 

A revisão voltou a acontecer após estes dois anos de pandemia, tal pente fino irá atingir cerca de 8 milhões de pessoas que recebem salários em nome do Governo Federal. 

Segundo o INSS, existem cerca de 982 benefícios suspensos por conta da ausência de atualização do CadÚnico. 

Como reativar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada

A regularização do salário assistencial feito pelo INSS tem de ser feita em até 30 dias, a contar da notificação da suspensão. Pode acontecer a solicitação de reativação de forma remota ou presencial, a depender das preferências do cidadão. Confira abaixo. 

Remota

  • É possível fazer através do telefone 135 (Central de Atendimento do INSS), funciona de segunda a sábado, das 07 às 22h. 

Presencial

  • Vá em uma agência da Previdência Social. O agendamento pode ser feito através do telefone 135 ou no aplicativo Meu INSS. 

É preciso ressaltar que a reativação no INSS é válida somente para aqueles que já atualizaram os dados pessoais no CadÚnico. Em outras palavras, é preciso que primeiro procure a unidade de assistência social para fazer esse processo de reativação do Benefício de Prestação Continuada. 

Por isso, tenha atenção em manter seus dados sempre atualizados no CadÚnico a fim de evitar a suspensão do BPC. Desta forma, será mais eficiente os procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social e os dados do Governo Federal para fazer o acompanhamento ideal de todos os cidadãos brasileiros. 

Se você está dentro dos requisitos estipulados, basta ir numa agência da Previdência Social e fazer o Cadastro Único.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile