Direitos
Sentido dos benefícios sociais no Brasil
Existem diversos benefícios sociais, entretanto, poucos entendem qual a importância deles durante o dia a dia de milhares de famílias. Por conta disso, leia até o final para entender um pouco mais sobre isso.
O benefício social é a ferramenta fundamental para auxiliar pessoas e famílias em situação vulnerável
O principal objetivo de um benefício e/ou programa social seja em uma empresa privada ou as assistências sociais públicas, é garantir a proteção social aos cidadãos. Ou seja, prestar apoio às pessoas, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, como o programa Bolsa Família. Esse programa é voltado para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade em todo país, de modo que consigam superar essas dificuldades durante o seu dia a dia, o programa tem como foco permitir o direito à alimentação, acesso à educação e, também, a saúde dos membros.
Para suprir a vulnerabilidade de diversos indivíduos e suas famílias, o governo e determinadas empresas e ONGs trabalham em oferecer projetos que diminuam essas diferenças sociais que acarretam em problemas ainda maiores.
A importância de existir os programas sociais
Os benefícios sociais são de extrema importância para o cotidiano dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade, como também são benéficos à economia. Por conta dos programas sociais as pessoas mais vulneráveis podem alimentar-se, estudar ou viajar (como no caso da Carteira do Idoso) dignamente e com descontos.
Além do mais, os programas sociais servem para diminuir a diferença social entre as classes, bem como prestar apoio aos mais vulneráveis. Investindo adequadamente nos programas sociais, é possível garantir uma boa economia.
Afinal, investir nos direitos básicos previstos na Constituição Federal de 1988, como direito à alimentação, estudo e lazer são essenciais para que as pessoas possam viver de forma digna e plena, conforme o previsto na CF/88.
Portanto, a importância de existir os programas sociais é mais do que um simples ato “benéfico”, e sim, um direito e também estratégia econômica para melhorar o cenário atual e a longo prazo. Logo, são ferramentas cruciais para o desenvolvimento.
Entenda quais são as obrigações do governo
Apesar de sabermos algumas poucas responsabilidades do governo, algumas podem passar despercebidas. Principalmente, se você está sendo bombardeado com informações o tempo todo, mas saiba quais são as obrigações do governo com cada brasileiro.
Além do Estado e/ou governo, ele deve oferecer formas de administração digna das cidades e municípios, é necessário que ele ofereça não só programas sociais para diminuir a vulnerabilidade encontrada em boa parcela da população, mas também é obrigatório que o governo e o Estado seja transparente em todas as suas transações financeiras, administrativas e legislativas-judiciárias. É amparar os seus cidadãos em suas vulnerabilidades para que a economia cresça conforme cada investimento feito.
Um governo que zela pelo cumprimento da Constituição e suas leis, bem como o código de ética e o bem-estar de seus cidadãos está investindo diretamente em sua economia e relação exterior. Por conta disso, o governo não possui apenas a obrigação de dar ordens, mas de seguir e amparar as mesmas para que tudo seja devidamente administrado e cumprido em prol da economia e dos cidadãos.