Economia

Saque FGTS contas inativas: Aprenda a sacar o valor do FGTS inativo

Publicado

em

Existem muitas dúvidas sobre o fundo de garantia, principalmente sobre as contas inativas e qual caminho para ter acesso ao dinheiro. Por isso, separamos as principais respostas para tirar sua dúvida sobre contas inativas do FGTS. 

Além disso, o fundo de garantia é um benefício que os trabalhadores conhecem pouco e não entendem quem pode receber o recurso. Portanto, mostraremos as principais características que esse benefício tem a oferecer aos Trabalhadores. Com isso, você vai entender como funciona o FGTS e em quais momentos você pode ter acesso a esse recurso financeiro.

O que é o FGTS?

Antes de tudo é importante entender o conceito do Fundo de Garantia, ele foi planejado e criado pelo governo federal mediante uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Dessa forma, no início de cada mês a empresa é obrigada a depositar o valor correspondente a 8% do salário do trabalhador.

Vale lembrar, que em caso de jovem aprendiz o valor depositado é de 2% de acordo com o contrato verde amarelo. Esse é um benefício do governo para proteger o trabalhador em caso de demissão por justa causa em outros momentos de urgência financeira.

Além disso, o cidadão pode utilizar o recurso para dar entrada em uma casa e sacar quando sinistros acontecem, principalmente, de problemas ambientais. Outra dúvida muito comum entre as pessoas que não entendem como funciona o fundo é quem tem direito ao FGTS.

Quem tem direito ao FGTS?

Todo trabalhador com contrato de trabalho formal, especialmente dado pela CLT tem direito ao fundo de garantia. Logo, trabalhadores informais que são contratados pela empresa sem vínculo empregatício também têm esse direito garantido.

Além disso, trabalhadores rurais, atletas profissionais, trabalhadores avulsos e empregados domésticos também possuem acesso ao benefício.

O que é FGTS inativo

Em 2016, o governo federal tomou iniciativa autorizando saque de contas inativas do fundo de garantia em caso de rescisões vinculadas até dezembro de 2015. Ou seja, quando a ponta deixa de receber depósitos e o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, a conta se torna inativa.

Portanto, mesmo a conta estando inativa ela pode estar bem colada ao empregado e recebendo juros e correção monetária do saldo que existe na conta. Agora, Responderemos as perguntas mais comuns em relação às contas inativas:

  • Quem tem direito ao saque das contas inativas? Os trabalhadores que não tenham sacado o FGTS ao sair do emprego até o dia 31 de Dezembro de 2015.


  • Tem limite de saque? Os trabalhadores que têm cartão cidadão nas contas inativas podem sacar até R$3 mil em lotéricas e bancos. Acima desse valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. 


  • Como consultar o saldo da conta do FGTS inativa? Você pode consultar o seu saldo através da Caixa Econômica Federal, através dos aplicativos do FGTS, pelo telefone através do número 0800 726 0207 ou ir em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal. É necessário ter os seus documentos em mãos em todas as opções para verificar o saldo da sua conta. 

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile