Governo

Perícias médicas do INSS são suspensas por causa do maior número de casos da covid

Publicado

em

Em decisão ontem (dia 13), o INSS suspendeu as perícias do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Através do Diário Oficial foi divulgado a decisão “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19)”.

Perícia Médica INSS suspensa

As perícias foram suspensas e remarcadas para o próximo semestre desse ano. A instituição ainda comunicou através da nova no DOU que vai avisar os segurados da nova data.

Além disso, todos os segurados irão continuar recebendo o benefício normalmente até a nova perícia de revisão do programa. Apesar dessas suspensões, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou algumas perícias antes do segundo semestre. Principalmente as reavaliações para casos de mutirões, que já haviam sido programados ou que possuíam viagens definidas.

Pente fino do INSS

O pente fino do Instituto Nacional do Seguro Social acontece desde 2019, porém com a pandemia ficou parado. Logo, ano passado, já retornaram, foram convocados 95 mil beneficiários em novembro para avaliação do auxílio-doença, por exemplo.

As convocações acontecem primeiro em segurados que estão a 6 meses sem passar por perícia médica. Quem não tem data definida para cessar o benefício também serão prioritários na chamada. Aposentados por invalidez e cidadão que recebem amparo assistencial ao deficiente não passam por revisão. Vale lembrar que os pagamentos só podem ser cancelados após a reavaliação feita pelo INSS.

Outros procedimentos do INSS

O pente fino não é a única operação feita pelo INSS nesse momento, a prova de vida também está mantida para os segurados. Entre janeiro e abril, a expectativa é que sejam consultados 3,3 milhões de cidadãos, referentes entre 2020 a 2021.

Para não ter aglomeração, o processo é feito na agência bancária que o beneficiário recebe e existe um calendário organizado para serem cumpridos:

  • Quem tem prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021, deve comparecer a sua agência bancária até o dia 31 de janeiro;
  • Quem possui prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021, deve comparecer até o dia 28 de fevereiro;
  • Cidadãos que tiveram seus vencimentos entre setembro de 2021 e outubro de 2022 tem até o dia 31 de março para se apresentar em suas agências bancárias;
  • Quem vai ter sua prova de vida vencida até 30 abril de 2022 deve se apresentar na sua agência bancária também até 31 de março;

Pode fazer quem tem biometria coletada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pelo aplicativo Gov.br. Quem possui idade superior a 80 anos ou que tenha dificuldades de locomoção, pode agendar um horário pelo telefone 135 ou através do app MEU INSS. Com isso, recebem uma visita em sua casa ou hospital de um técnico para fazer a prova de vida e continuar recebendo.

Quer ficar ligado em todas as atualizações do INSS e outros benefícios do Governo Federal? Continue com a gente!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile