Governo

Onda de Hackers – Site da Câmara do Rio é atacado

Publicado

em

Ainda essa semana ocorreu outro ataque a sistemas do governo, sendo esse, o da câmara do Rio de Janeiro. O ataque foi confirmado pelo legislativo carioca, entretanto, afirmaram que o conteúdo que havia dentro do portal não foi afetado.


No fim de semana, foi confirmado um ataque virtual contra o sistema do Conecte Sus, confirmado pelo ministério da saúde. Essa plataforma é utilizada pelos usuários para a comprovação da vacinação contra a covid 19, além de ter outros serviços oferecidos, como exames, medicamentos e consultas pelo sus. Após essa confirmação, outro ataque aconteceu nesta segunda-feira contra a câmara municipal do RJ.
O problema foi percebido através dos funcionários do legislativo, perceberam o ocorrido e as divergências presentes nas primeiras horas do dia.

O Ataque Virtual ao site da Câmara do Rio

Com a invasão no site, realizaram modificações, como a página inicial do site, no qual alteraram o nome da Câmara Municipal, deixando apenas o logo da instituição, substituindo o nome principal pela palavra de origem inglesa “Hacked”, um sinal claro que sinaliza o ataque ao site.
E ainda há uma mensagem deixada, que diz:
“Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos”.
A câmara Municipal realizou a confirmação do ataque e declarou em nota:
“O site da Câmara Municipal do Rio foi alvo de um ataque hacker que afetou a página inicial do portal da casa. Não foram afetados conteúdos internos nem sistemas do legislativo. A Diretoria de Tecnologia de Informação da casa já está trabalhando para restabelecer o portal e sanar eventuais vulnerabilidades”.

Ataque ao Conecte SUS

Na madrugada de segunda-feira (10), o site foi alvo de ataque virtual, no qual a investigação alega que o ataque realizado pelos hackers busca pichação, assim, tem o intuito de derrubar páginas e plataformas, impedindo o acesso dos usuários ao sistema e escrever dizeres nas páginas principais do site escolhido.
Após o ataque ao aplicativo Conecte SUS, no domingo (12), o ministério da saúde disse que obtiveram êxito ao recuperar os dados da vacinação que estavam disponíveis na plataforma, os dados de todos os brasileiros foram recuperados e nenhuma informação ali presente foi perdida com a invasão. Trazendo em nota que os sistemas que foram hackeados seriam disponibilizados para a população dentro das semanas seguintes.
O ministério da Saúde ainda afirmou que: “no momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”.
Além disso, em nota informou que:
“O Ministério da Saúde informa que está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira (10). Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana. A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação Covid-19”.

Adiamento da Quarentena para Não Vacinados

Após ocorrer o ataque hacker no aplicativo que informava a vacinação contra a covid 19, de acordo com a informação prestada pelo Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde, afirmou que o comprovante de vacinação contra a covid para os viajantes que viriam ao Brasil, foi adiado até o próximo sábado (18).
De acordo com o secretário-executivo:
“O Ministério está estruturando algumas ações que vão ser tomadas em função da indisponibilidade em especial do sistema da vacina”. Alegando assim:
“Mas uma decisão posso antecipar. Estive na Casa Civil, e a gente vai postergar a vigência da portaria que trata das fronteiras. Em especial, aqueles itens que falam sobre a apresentação do certificado de vacinação, ou, em caso contrário, o cumprimento da quarentena”.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile