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Ministério do Trabalho lança seguro desemprego pela internet

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Para facilitar o pagamento, o Ministério do Trabalho lança seguro desemprego pela internet, principalmente para melhorar o atendimento de hoje. Atualmente somente após comparecer presencialmente a um posto de atendimento Sine o trabalhador tem direito a receber o seguro desemprego.

Além disso, exige preencher um formulário e entregar, com isso, após 30 dias você pode receber o benefício. Logo, a partir do dia 21 de novembro o seguro desemprego pela internet pode ajudar a simplificar esse processo.

Passando a ser totalmente online o procedimento mais longo, antes resolvido apenas presencialmente em uma unidade do Sine. Contudo, o trabalhador ainda vai precisar comparecer a unidade de atendimento, porém apenas para evitar golpes.

Com isso, a parte demorada e trabalhosa será feita totalmente pela internet, então, para entender como vai funcionar, continue com a gente até o final.

O que é o seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal para garantir assistência ao desempregado, principalmente em razão de justa causa. Portanto, é um direito de todos que são demitidos que possuem CLT, logo, vale a pena entender como fazer todo processo online.

Por isso, vamos te mostrar agora como você pode solicitar o seu seguro desemprego pela internet.

Como funciona o seguro desemprego pela internet?

Dentro do site do Emprega Brasil é possível dar o primeiro passo, portanto, basta entrar nesse link para iniciar.

Logo, você precisa se cadastrar para começar o seu processo do seguro desemprego na internet. Após clicar em se cadastrar, vai abrir uma tela do cidadão.br, que é a ferramenta usada para autenticar o trabalhador.

Por isso, é necessário alguns documentos para iniciar o processo como:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado de Nascimento.

Com isso, através dessas informações serão validados os seus próximos passos no site para continuar o processe.

Além disso, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) vai autenticar e direcionar o trabalhador para os próximos passos. Logo, estando tudo correto, a próxima etapa são de 5 perguntas sobre o histórico laboral das suas atividades.

Portanto, você precisa ter a Carteira de Trabalho à vista e acertar pelo menos 4 de 5 perguntas. Com isso, você receberá uma senha provisória para acessar a conta pela primeira vez, após você vai fazer uma permanente.

Contudo, se o trabalhador errar mais de 4 respostas vai ter que esperar o tempo de 24 horas para realizar mais uma vez o questionário. Além disso, você pode também entrar em contato com a central do INSS através do número 135.

Então, o trabalhador terá acesso a diversos serviços dentro da plataforma Emprega Brasil, logo, uma delas é a “Solicitar Seguro-Desemprego”. Outra etapa é o preenchimento das informações pessoais e profissionais, alguns idênticos às etapas anteriores.

Vale lembrar que o cadastro tem 8 páginas, logo, é liberada uma nova página através da confirmação de uma.

Portanto, assim que preencher uma, se abre outra automaticamente, uma delas tem a possibilidade de preenchimento de informações acadêmicas, por exemplo. Além disso, o trabalhador pode se inscrever em programas de qualificação profissional, e por fim, solicitar o benefício do seguro desemprego.

A próxima etapa é para agendamento, que possuem simplificada para permitir qualquer pessoa realize essa tarefa. Após esse processo o trabalhador tem que esperar os 30 dias normais para comparecer a uma unidade física.

Contudo, todo processo demorado que poderia levar o trabalhador a perder longos minutos já foi executado. Portanto, basta agendar e marcar e em menos de 5 minutos nas unidades você já consegue seu seguro desemprego.

Se quer conhecer mais direitos além do seguro desemprego pela internet, continue lendo mais um artigo.

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