Governo
Governo Federal anuncia a liberação do calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro e Taxista, veja
A aprovação das medidas contidas na PEC permitiu que o governo já começasse o trabalho nos repasses do Auxílio Caminhoneiro e Taxista. A movimentação visa um pagamento mais rápido e, por conta disso, o calendário das datas de pagamento já foi liberado. Confira abaixo!
Liberação de pagamento do Auxílio Caminhoneiro e Taxista
Nesta última quinta-feira(21), o Ministério do Trabalho e Previdência efetuou o envio de ofícios solicitando informações referente aos taxistas de cada município. Em relação ao benefício para os caminhoneiros autônomos, os cadastros dos trabalhadores foram enviados ao governo através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Atualmente, a pasta prevê o pagamento do Auxílio Caminhoneiro ter início já no dia 9 de agosto. Os trabalhadores autônomos da categoria podem receber parcelas de R$ 1 mil, pagas mensalmente até dezembro.
Informações dos caminhoneiros já estão sendo processados pelo Dataprev
Os dados relacionados aos caminhoneiros beneficiados já estão em processamento com a Dataprev, que pretende liberar os trabalhadores elegíveis para o recebimento do benefício.
Por conta das informações ainda estarem chegando das prefeituras do Brasil, a previsão para o pagamento do primeiro lote do benefício Auxílio Taxista é que o pagamento ocorra alguns dias depois. Já que a data prevista para início de pagamento deste benefício é apenas no dia 16 de agosto.
Outros detalhes referentes aos repasses do Auxílio Caminhoneiro e Taxista devem ser divulgados em breve através de portaria.
Benefícios destinados aos motoristas caminhoneiros e taxistas serão liberados em agosto
Os benefícios Auxílio Caminhoneiro e Taxista foram aprovados na PEC das Bondades e atualmente estão em procedimentos que antecedem os pagamentos das mensalidades. Entretanto, com a data prevista para liberação, o auxílio para os taxistas se encontra preso em burocracias.
Através de entrevista concedida ao SBT News, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) disse sobre as dificuldades enfrentadas com este benefício. O ministro disse que “Taxista é um pouco mais complicado porque nós não sabemos nem quantos existem no Brasil, não existe o cadastro. Os caminhoneiros possuem cadastro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.
Mesmo com o atraso ocorrido por esta situação, a principal expectativa é que através dos ofícios enviados para as prefeituras, as informações de cadastro possam ser enviadas a partir da próxima segunda-feira, dia 25. Com isso, cada município possui até o dia 31 de julho para dar os dados. Posteriormente, as informações devem ser processadas pela Dataprev para que possa ser definido os trabalhadores elegíveis para o programa.
Ano Eleitoral
O Auxílio Caminhoneiro e Taxista só foi possível ser criado e processado mesmo em ano eleitoral por conta do “drible” que a equipe a favor de Bolsonaro realizou para conseguir o feito. De acordo com a Lei Eleitoral não é possível fazer a criação, concessão, alteração e exclusão de programas e benefícios sociais, porém com o estado de calamidade decretado no país se tornou possível conceder os benefícios através da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Bondades.
A ala em favor do presidente Jair Bolsonaro está ansiosa pelo pagamento o quanto antes para a categoria a fim de fortalecer os laços com os eleitores de Bolsonaro, os caminhoneiros. Apesar da iniciativa, especialistas afirmam que mesmo com a liberação da medida, não haverá aumento de popularidade do candidato. Outro detalhe que também reafirma que não haverá nenhuma movimentação a favor de Bolsonaro é que os líderes da classe já ressaltaram que não terá demonstração de apoio ao presidente, já que o mesmo não cumpriu nenhuma de suas promessas feitas para a categoria em todo o seu mandato.