Governo

Governo estabelece limite de trabalho no INSS e prejudica perícias médicas

Publicado

em

A determinação do Ministério do Trabalho e Previdência cria limite de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social. Perícias médicas serão afetadas diretamente por conta deste limite de horário que deverá ser cumprido. 

Portaria publicada na DOU estabelece jornada reduzida para profissionais do INSS

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira(12), até 10% dos profissionais responsáveis pelas perícias médicas terão a jornada de trabalho reduzida de 40 horas semanais para 30. Os profissionais ditos são os peritos médicos federais e supervisores médicos periciais. 

O percentual dos profissionais que serão submetidos ao novo limite foi definido de acordo com o total de servidores em exercício nas carreiras já mencionadas. 

Inicialmente, até 50% dos responsáveis pelas perícias médicas do INSS possuíam a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho. 

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) existem cerca de 3.200 profissionais de perícias médicas em todo território brasileiro. De acordo ainda com o vice-presidente da ANMP, são 10% do contingente que já atua dentro das novas normas estipuladas. 

Todavia, ele crê que a adesão à medida será mínima e que não deve afetar de forma drástica os atendimentos das perícias médicas nas agência do Instituto Nacional do Seguro Social no país. Em maio, a fila do procedimento superou a margem de um milhão de agendamentos.

Cenário atual é preocupante para aqueles que precisam de perícia médica

O cenário atual preocupa diversos beneficiários e aqueles que pretendem dar entrada na aposentadoria por incapacidade, já que o trabalhador poderá esperar até o ano que vem para conseguir agendar e ter atendimento da perícia, além de esperar mais um pouco para ter o resultado que irá determinar a liberação ou não do benefício solicitado. 

O vice-presidente da ANMP chegou a afirmar que poucos peritos serão beneficiados com a medida, já que não há na carreira alguém estimulando fazer a redução de jornada, o que é uma situação pontual. 

Entenda mais sobre as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social 

As perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social é um procedimento utilizado à concessão de benefícios, como benefícios por incapacidade e doenças graves. É somente através da perícia médica que é possível atestar se a condição alegada pelo cidadão é verdadeira. A importância do procedimento é evitar golpes e fraudes que possam envolver benefícios previdenciários e assistenciais, enquanto oferece também a capacidade de amparar os segurados que precisam de ajuda. 

Hoje em dia, a perícia médica da autarquia só é solicitada para fazer a liberação dos seguintes benefícios: 

  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente. 
  • Aposentadoria de pessoa com deficiência; 
  • Auxílio acidente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), se for beneficiário por deficiência ou doença grave.

Vale estar atento aos requisitos estipulados para cada benefício a fim de evitar perda de tempo em filas para conseguir um agendamento na perícia médica do INSS. 

Caso você não saiba o que fazer ou se possui direito ao benefício, confira a página inicial da autarquia ou acesse o aplicativo MEU INSS para ter mais detalhes sobre o agendamento, revisão de benefício e todas as demais informações necessárias para conseguir o benefício de aposentadoria, auxílio ou até mesmo o BPC. 

Mesmo com a diminuição da jornada de trabalho de alguns profissionais médicos do INSS, não podemos afirmar que irá piorar ainda mais o acesso ao agendamento de perícias médicas. Já que, de acordo com o vice-presidente da ANMP, poucos profissionais serão afetados com essa medida. Logo, o cenário apesar de preocupante, não deve criar maiores complicações para os cidadãos. 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile