Governo
Fomento Florestal – Cadastro, Consulta, Calendário
O Programa Fomento Florestal, sem dúvida, é um dos programas sociais do governo que merecem uma atenção especial, já que tem tudo a ver com a conservação do meio ambiente, um assunto que preocupa a todos.
Sobre o Programa Fomento Florestal
Fomento Florestal é um programa social do governo iniciado em 1985 que, de lá para cá, se mostrou como uma boa alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção em áreas rurais.
Para quem não sabe, Fomento Florestal implanta florestas comerciais em áreas não produtivas, tanto para a agricultura como para a pecuária, sendo, sem dúvida, além de uma boa opção para o produtor, aumentando sua renda e qualidade de vida, uma forma de preservar o meio ambiente, sendo, portanto, benéfico para a sociedade como um todo.
O programa Fomento Florestal é uma forma das famílias saírem da condição de extrema pobreza, com benefícios como assistência técnica e transferência de recursos não reembolsáveis. Cada família recebe um recurso de R$ 2.400, por meio do cartão do Bolsa Família, para a aquisição de insumos e equipamentos e, assim, poder desenvolver seu projeto produtivo. Em tempos ecologicamente corretos, sem dúvida, a preservação ambiental é um dos objetivos do Programa Fomento Florestal, que ajuda a reduzir o desmatamento em troca do cultivo de florestas pelos produtores.
O Fomento Florestal atua hoje em mais de 80 municípios, produzindo florestas renováveis de eucalipto, enquanto transfere tecnologias e oferece assistência técnica especializada. Vale saber que as famílias beneficiárias são acompanhadas por profissionais capacitados os quais darão apoio técnico visando aumentar a produção, a qualidade e o valor dos produtos.
Fomento Florestal – Como funciona
Para poder participar do Programa de Fomento Florestal, os produtores precisam estar com seu imóvel regularizado de forma fundiária e ambiental.
E a inclusão no programa se dá por meio de contrato, o qual pode ser renovado. O Programa Fomento Florestal foi criado com a finalidade de, justamente, incentivar produtores rurais que residem próximos às fábricas a plantarem eucalipto para abastecerem parte da necessidade de madeira. O Fomento florestal, na verdade, tem como uma de suas principais vantagens o fato de viabilizar o aproveitamento de áreas improdutivas e inadequadas à agropecuária, gerando renda ao pequeno produtor rural.
Vale saber que o fomento florestal hoje é o responsável por cerca de 28% do abastecimento das fábricas.
Sem dúvida, o programa Fomento Florestal se destaca, principalmente, pelos seus ganhos ambientais, já que os produtores também são estimulados a plantar até 3,5% de mudas nativas destinadas à restauração das florestas.
Fomento Florestal – Benefícios
- O governo oferece subsídio aos produtores (R$ 2.400 pagos por meio do Bolsa Família)
- Ensino de técnicas, treinamento e acompanhamento das plantações de eucalipto
- Planejamento e orientações no plantio de outras culturas
Sem dúvida, o programa Fomento Florestal oferece benefícios tanto para a sociedade como para o meio ambiente, visto que por um lado atua aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, enquanto, por outro lado, ajuda na preservação das matas nativas e do meio ambiente.