Governo
Eleições de 2022 conta com uma nova versão da urna eletrônica
Em preparação para as eleições que vão ocorrer ano que vem, a nova versão da urna eletrônica já está em processo de fabricação. Veja o que vai mudar.
Mudanças anunciadas nesta segunda-feira
A Justiça Eleitoral anunciou nesta segunda-feira (13) que vão ocorrer mudanças nos equipamentos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral as urnas serão mais modernas, seguras e terão mais acessibilidade. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta segunda-feira (13) mudanças na urna eletrônica que será usada nas eleições de 2022. Os equipamentos estão em processo de fabricação em Manaus (AM).
Modelo da nova urna eletrônica
Na nova urna eletrônica as teclas ficam abaixo da tela, semelhantes às máquinas de pagamento de cartão, segundo as informações divulgadas pela Rádio CBN.
Atualmente, o teclado fica à direita, e o visor, à esquerda.
Não haverá mudanças apenas no visual, os novos equipamentos vão utilizar um tipo de bateria que não requer novas cargas desde que o aparelho é ativado, ao contrário do modelo anterior, de 2015, em que era necessário uma nova recarga a cada cinco anos.
O processador utilizado no equipamento é mais moderno, sendo o System on a Chip (SOC) que é até 18 vezes mais veloz que o chip visto no modelo da urna anterior.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a expectativa é de uma maior rapidez na inserção dos dados.
Outro detalhe importante é que a nova urna eletrônica brasileira passa a aceitar pen-drives, cujo objetivo é facilitar a programação do equipamento nos Tribunais Regionais Eleitorais. Segundo os técnicos, a mudança facilita a operação sem comprometer a segurança.
Nos modelos anteriores é utilizado uma espécie de cartão de memória, tal qual se vê em alguns aparelhos celulares.
Ataques às urnas eletrônicas na semana de testes
O presidente do TSE afirmou que, dos 29 planos de ataque às urnas eletrônicas durante a semana de testes, cinco deles encontraram pontos que poderiam ser aperfeiçoados.
Todas as mudanças anunciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral afirmam que não há comprometimento da segurança durante as operações, com a nova tecnologia é esperado mais rapidez na inserção de dados. Com isso, as mudanças vão além do visual. A segurança durante os processos de inserção de dados e análise dos mesmos está ainda mais engajada na proteção da diplomacia e democracia.
Eleições de 2022 – Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual
As eleições de 2022 já estão criando expectativas e ansiedades para todos os eleitores que estão interessados ainda mais na política. Até então, as mudanças das urnas não atrapalham o calendário do período de eleições em 2022, mas garante um novo design, tecnologia de ponta e segurança com as novas urnas que estão em processo de fabricação.
Os brasileiros terão que votar no ano que vem para escolher o presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
A disputa acirrada promete um marco não só nas eleições, mas também na ansiedade nos setores comerciais, como a economia e o mercado financeiro, que sofre oscilações nos índices mais importantes da Bolsa.
A política econômica no país atualmente é essencial para grande parte dos eleitores, tudo que se sabe atualmente é que haverá os principais temas abordados, como a inflação, a fome/miséria, o meio ambiente, segurança pública, o desemprego, o custo de vida e o salário. O custo de vida elevado e o salário atual não compactuam para uma qualidade de vida, com isso, os candidatos estarão propondo promessas e realizações, enquanto que a população brasileira encontra-se ansiosa para analisar cada ponto abordado pelos potenciais candidatos aos cargos de poder nas eleições de 2022. Sofrendo com a crescente inflação, as notícias não são boas para o atual governo, já que recentemente o governo teve queda em sua popularidade.