COVID-19

Doria anuncia novas medidas restritivas no estado de São Paulo

Publicado

em

Nesta semana, João Doria anunciou novas medidas para conter o avanço da nova variante Ômicron do covid-19, especialmente para combater grandes aglomerações.

Novas Medidas Restritivas anunciadas João Dória

“Grandes aglomerações não são recomendáveis. O Comitê Científico do Estado de São Paulo já expressou essa deliberação. Amanhã teremos a coletiva de imprensa no Palácio com novas informações. Hoje à tarde o Comitê Científico se reúne, e amanhã pela manhã nos passarão as informações recomendadas” afirmou o governador.

As medidas de restrição para conter avanço da Ômicron serão de responsabilidade e fiscalização dos municípios paulistas.

As restrições são para conter as aglomerações, as restrições ao comércio e ao setor do agronegócio e da indústria. Tranquilizando o setor o Governador anunciou as seguintes medidas:

  • Diminuir o público dos grandes eventos como shows, festas e eventos esportivos em 30%. Com isso, a lotação máxima seria de 70% da capacidade para evitar mais contaminação.
  • O governador prorrogou também a obrigatoriedade do uso de máscara até o dia 31 de março de 2021.

Dória destacou que a redução é de acordo com orientação, logo, e não uma determinação e tem início dia 23 de janeiro no Campeonato Paulista.

“A sugestão do governo do estado para os municípios é que se faça redução de 30% na capacidade de público nesses eventos, mas deixa em aberto que fica a critério dos municípios, dependendo da situação epidemiológica de cada cidade. Esse percentual de restrição pode ser alterado”, afirmou João Gabbardo, médico do comitê de saúde, coordenador executivo do Centro de Contingência do Covid – SP.

Aumento do número de casos de covid em São Paulo

De acordo com informações do Estado de SP, aumentou o número de internações em 58% em leitos de UTI e 99% em enfermarias nos últimos 15 dias. O número é duas vezes menor que o mesmo período de 2021 e tem outro fator importante.

A maioria das internações agora são de não vacinados. “E, quando se fala de não vacinados, estamos falando das pessoas com mais de 18 anos que não completaram o esquema vacinal e das crianças que ainda não foram vacinadas.” Disse Gabbardo.

Sobre as internações ainda completou: “Quando dizem que esta variante é inofensiva, que os casos são leves, temos que levar em consideração que isso é resultado da vacinação. O número de pessoas que ainda se infectam é muito elevado. E o de internações, embora não sejam tão graves, é muito elevado”.

Os casos de UTI com síndrome respiratória aguda grave está em 39,01%, nas internações em enfermarias a ocupação é de 27,75%.

Aumento da testagem

Dória agora quer aumentar o número da testagem, ao total foram comprados 2 milhões de testes rápidos de antígenos para covid-19. Com isso, o governo do estado pretende monitorar melhor os casos de covid. Todos os testes tem o valor estimado em R$12 milhões e serão disponibilizados em fevereiro a população.

Quer saber mais sobre a variante Ômicron, sobre como anda a vacinação e as novas medidas de contenção do covid? Continue nos acompanhando.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile