Governo
Dia Nacional em homenagem às vítimas de Covid 19 – Senado aprova projeto
Na quarta-feira (17), em uma votação, o senado aprovou o projeto de lei 3.819/2021, que teve autoria na Comissão Parlamentar de Inquérito, investigação conduzida pelo Poder Legislativo da pandemia. O projeto tem como objetivo homenagear as vítimas da pandemia, sendo assim, a data do dia 12 de março é a data que indica a primeira ocorrência de morte pelo vírus da covid 19 no Brasil.
A primeira vítima fatal da pandemia no Brasil foi uma mulher, sua idade era de 57 anos, e chegou a ser internada em um hospital em São Paulo.
Com o texto aprovado no senado, que segue para a câmara dos deputados, já o projeto de lei 2.356/2021 que estava em trâmite juntamente com o PL 3.819/2021 foi arquivado. O Projeto de Lei PL 2.356/2021 foi reprovado por não preencher os critérios legais para a instituição de data considerada comemorativa, pois as proposições precisavam vir acompanhadas da comprovação de consultas e ou audiências públicas. Entretanto, o projeto de lei 3.819/2021 foi escolhido, tinha caráter idêntico ao outro. Com o texto aprovado, ele seguirá para a Câmara dos Deputados.
Intuito do Projeto De homenagem às vítimas da covid 19
A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que é líder da bancada feminina e participou da Comissão Parlamentar de Inquérito da pandemia, foi a relatora do Projeto de Lei, e reformulou seu parecer para incluir homenagens aos sobreviventes do vírus, aos que sofrem com sequelas permanentes causadas pelos efeitos colaterais causados pela covid 19, aos parentes de vítimas fatais e os profissionais que estavam envolvidos no enfrentamento a pandemia. Além disso, a senadora fez menção aos senadores que foram vítimas e morreram por decorrência do vírus, sendo eles: Major Olímpio (SP), Arolde de Oliveira (RJ) e José Maranhão (PB).
Lamentou também aos que ficaram, parentes e amigos de vítimas, que sentem os efeitos da morte dos entes queridos. Declarando que eram pessoas sangue do nosso sangue, pessoas que partiram e saíram do nosso convívio “foram morar no significado final de cada um dos números desta homenagem que instituímos”.
“Cada um dos números representa uma história repleta de emoções, de paixões, alegrias e dores. São também vítimas da covid-19 os sequelados de todos os níveis, que tiveram suas vidas alteradas pela contaminação, brasileiros que perderam a capacidade de locomoção e de trabalho e que, hoje, muitos deles, mesmo vivendo apenas sobrevivem”. Disse a senadora.
Os signatários do projeto de lei .356/2021, senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE), fizeram menção para a quantidade elevada do número de mortes decorrentes da covid 19 no Brasil e reforçaram que cada uma das vidas perdidas importa muito e que jamais serão esquecidas. Deram ênfase para os profissionais da saúde e reconheceram os esforços para as equipes que estavam em linha de frente no combate do vírus, e reconhecendo como o Sistema Único de Saúde mostrou resiliência, e que a ausência desse sistema que atende o público brasileiro, toda a situação poderia ser ainda mais grave.
Importância desse projeto de homenagem às vítimas do Covid-19
Oferece solidariedade e respeito para com todos os familiares e amigos que perderam seus entes queridos, bem como a conscientização de uma época triste onde ao menos uma pessoa perdeu alguém conhecido por conta do vírus.