Economia
DASN SIMEI: tire todas as dúvidas sobre o assunto!
Você sabe o que é DASN SIMEI? Veja para que serve, quem precisa declarar, como fazer o procedimento e o que acontece com quem não declara.
DASN MEI é uma sigla importante na rotina anual do microempreendedor individual. O preenchimento desta documentação é obrigatório e pode gerar algumas dúvidas.
Confira a seguir o nosso guia da declaração anual do MEI e resolva os seus questionamentos sobre o assunto.
O que é DASN SIMEI?
DASN SIMEI é a sigla para “Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais”. Trata-se do reporte anual que todo MEI deve realizar à Receita Federal para assegurar a conformidade regulatória do empreendimento.
Na declaração, é informado o faturamento bruto do MEI. No entanto, mesmo nos casos em que não houve faturamento algum, a documentação ainda precisa ser entregue.
A DASN MEI é, portanto, uma das obrigações de todo microempreendedor individual.
Para que serve a DASN SIMEI?
A declaração anual do MEI está diretamente relacionada à garantia dos direitos e benefícios atribuídos ao MEI. Afinal, é através deste relatório que o MEI comprova não possuir pendências tributárias, garantindo assim seus benefícios previdenciários.
Como declarar DASN SIMEI?
Apesar de sua complexa importância, a declaração anual do MEI é muito fácil de ser preenchida. Totalmente online, a documentação é 100% gratuita quando entregue dentro do prazo.
Siga o passo a passo para preencher corretamente a declaração anual:
- Acesso o Portal do Simples Nacional
- Na aba SIMEI, clique em “cálculo e declaração”
- Clique em “Declaração Anual para o MEI”
- Realize o login com seu CNPJ, CPF e chave de acesso
- Caso não possua chave de acesso, você pode gerar uma através do link que consta na página
- Inclua as informações do faturamento anual
- Pronto! Agora é só salvar seu comprovante da Declaração Anual na pasta da sua empresa.
Vale ressaltar que a interface do portal do Simples Nacional tornou-se responsiva em 2021. Assim, a declaração também pode ser preenchida pelo celular ou tablet.
Quando declarar DASN SIMEI?
O prazo para entrega da declaração anual do MEI normalmente vai de 1º de janeiro ao último dia de maio do ano-calendário seguinte. No entanto, recomenda-se sempre que o MEI verifique esporadicamente os informes no portal do Simples Nacional, para não ser surpreendido com possíveis alterações de prazos.
O que acontece com quem não declara a DASN SIMEI?
Por ser a principal via de monitoramento da regularização do MEI, a declaração anual precisa sempre estar em dia. Quando a DASN não é entregue, a Receita Federal categoriza o empreendimento como irregular, acarretando a suspensão dos benefícios previdenciários do MEI, como aposentadoria e auxílio-doença.
Além do mais, diversas instituições e órgãos verificam se o MEI está com sua declaração em dia. Caso haja inadimplência do DASN, o microempreendedor individual pode encontrar dificuldades para abrir contas jurídicas e até mesmo para renovar alvarás junto à prefeitura.
Portanto, a regra é clara: o MEI precisa regularizar sua declaração anual o mais rápido possível.
A multa aplicada ao atraso da entrega da documentação é de 2% ao mês. O valor mínimo cobrado é de R$ 50, sendo que o valor máximo não pode exceder 20% dos tributos declarados.
Outras obrigações do MEI
Além da declaração anual, o microempreendedor individual também tem algumas outras obrigações. Para facilitar a sua vida, elaboramos uma lista das atividades que todo MEI precisa se atentar:
Pagamento mensal do DAS MEI
O DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual) é a guia unificada de recolhimento dos impostos e contribuições referentes à atuação do MEI. Trata-se de um valor fixo mensal, que é calculado a partir da atividade exercida e do salário mínimo vigente.
Emissão de nota fiscal
Caso o MEI preste serviço ou venda um produto para uma pessoa jurídica, a nota fiscal necessariamente precisa ser emitida. Caso o cliente for pessoa física, a nota é opcional.
Relatório Mensal de Receitas Brutas
O preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas (RMRB) deve ser realizado até o dia 20 do mês seguinte ao serviço/venda prestado ao cliente. Estar com os relatórios mensais em dia vai facilitar sua vida quando do preenchimento da declaração anual.
Afinal, a declaração anual é a somatória de todos os relatórios mensais entregues ao longo do ano.
Folha de pagamento do funcionário registrado
A legislação autoriza o MEI a contratar apenas um funcionário, assegurando todos os direitos trabalhistas. Desta maneira, o microempreendedor individual deve apresentar comprovação de que forneceu cadastro do e-Social, guia do FGTS, informação à previdência social (GFIP) e depósito do FGTS.
Arquivar toda documentação do MEI por 5 anos
Guardar toda sua documentação é uma obrigação indireta, que faz parte das boas práticas de empreendedorismo. Ao manter todas as notas fiscais, recibos e relatórios, você se resguarda de possíveis questionamentos da Receita Federal.
As obrigações do MEI não são muitas, porém possuem extrema importância. Respeite sempre o prazo de entrega das documentações, principalmente da DASN SIMEI, e garanta excelente administração do seu empreendimento!