Governo
Conheça quem deve fazer a emissão do novo RG em agosto
A partir do dia 4 de agosto as primeiras emissões do novo modelo de RG começarão a ser feitas. O novo documento possui um formato que unifica tanto a Carteira de Identidade Nacional quanto o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Veja como ficará.
Nova emissão do RG será gratuita
Os institutos de identificação têm até o dia 6 de março do ano que vem para se adaptar à mudança. Vale ressaltar que a emissão do RG em um novo formato será gratuita. Os documentos continuarão a ser emitidos pelos órgãos estaduais, como as secretarias de Segurança Pública. A única diferença, entretanto, será o novo formato padrão.
Desta forma, a medida que o pedido for realizado pelo cidadão, os órgãos estaduais de registro civil farão a validação de identificação pela plataforma Gov.br. Além do documento físico, os cidadãos também terão a oportunidade de acessar o novo documento no formato digital. O que traz praticidade para os usuários.
Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, será feita de forma gradativa, de tal forma que deixará de existir uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal(DF), cada um com sua carteira. Logo, isso chega ao fim. O que oferecerá uma identificação única do cidadão.
Entenda quais foram as mudanças no documento
Agora, o novo formato do RG possui validade de 10 anos. Atualmente, o prazo geral é de cinco anos. E, somente os documentos de idosos com 60 anos ou mais serão aceitos por até uma década. Para o mesmo público citado o antigo documento continua valendo por tempo indeterminado.
Segundo o Governo Federal, a nova carteira de identidade poderá ser utilizada como um documento de viagem, desde que tenha a inclusão do código no padrão internacional lido por equipamento.
O código mencionado é o MRZ o mesmo que é utilizado em passaportes. Uma das principais mudanças é relacionada à segurança individual, já que o novo documento é considerado o mais seguro para todos os cidadãos. O novo modelo possibilita a validação eletrônica da autenticidade através do QR Code, inclusive sem a internet. O registro possibilita único para qualquer finalidade e, com isso, possui diversos elogios dos cidadãos com as novas medidas.
De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, atualmente, os cidadãos podem ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que permitia mais “praticidade” de ocorrer fraudes e crimes.
Com o novo documento, trará mais segurança para evitar e complicar essas ocorrências.
Torres afirmou que estão avançando para um novo tempo de controle, de seriedade e tranquilidade da população brasileira.
Por conta disso, será uma emissão que trará diversas vantagens com as mudanças feitas.
Conheça os estados que já emitem o novo RG
Os Estados ainda estão em fase de adaptação para conseguir incluir o novo RG, ou seja, nem todos deverão conseguir emiti-lo de imediato. Mas, algumas unidades federativas já irão conseguir fazer a emissão do novo padrão de documento, entre eles o:
- Acre;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul e;
- Santa Catarina.
Os demais Estados ainda estão em fase de adaptação, mas deverão estar prontos até o dia 6 de agosto de 2023 para já oferecer aos cidadãos o novo padrão de identidade.
Com isso, todos os cidadãos devem fazer a emissão do novo modelo se estiver disponível na unidade federativa próxima. Vale salientar que o novo RG oferece não só praticidade e segurança física e digital para os cidadãos, mas também para o controle e prevenção de fraudes e crimes.