Direitos
Como baixar o aplicativo do FGTS
Ter acesso ao seu fundo de garantia pelo celular é muito importante, logo, é possível fazer transferências, verificar extratos e verificar pagamentos através do aplicativo do FGTS.
Além disso, é mais simples fazer a solicitação do valor sem precisar ir em uma agência da Caixa Econômica Federal. Logo, vamos te mostrar mais sobre as regras e principalmente como funciona o fundo de garantia. Com isso, você vai entender quem tem direito e em qual situação você pode usar o valor do fundo.
Então, se quer aprender a baixar o aplicativo do FGTS, continue com a gente até o final.
O que é o fundo de garantia, como funciona e quem tem direito?
O FGTS é um benefício do Governo Federal para proteger financeiramente o trabalhador brasileiro, principalmente em casos de demissão sem justa causa. Por isso, as empresas empregadoras são obrigadas a depositar mensalmente 8% do valor total do salário numa conta na Caixa Econômica Federal.
Então, através do CPF esse dinheiro fica retido até o trabalhador querer usar o valor, se puder. Algumas situações que o cidadão pode ter acesso ao valor do fundo de garantia são:
- Em caso de urgência em casos de doenças graves, logo, se o trabalhador ou seu cônjuge tiver câncer, HIV e outros problemas de saúde podem solicitar o dinheiro do FGTS;
- Em financiamento de imóveis, ou em compras de terrenos, o valor do FGTS também pode ser usado, especialmente para pagar uma parte ou mesmo dar entrada.
- Se o trabalhador desempregado não conseguir emprego em 2 anos, tem direito ao saque do valor de 1 salário do antigo trabalho;
- Além disso, em casos de demissão sem justa causa, fim de contrato de trabalho ou mesmo rescisão com acordo de ambas as partes, também têm direito ao fundo.
É interessante indicar quem tem direito ao pagamento do fundo de garantia, logo, todos trabalhadores em regime CLT, ou que sejam temporários têm direito. Trabalhadores rurais, aprendizes e outros regimes podem ter acesso a esse valor.
Contudo, algumas regras podem mudar, principalmente o valor pago, no caso de aprendizes, por exemplo, são pagos 2% do valor total do salário ao invés dos 8%.
Como baixar o aplicativo do FGTS?
Para baixar o aplicativo do FGTS é uma das melhores ferramentas para o trabalhador, logo, você tem duas opções, pode ser para Android e para IOS. Logo, após baixar é necessário entrar com o seu login, que é o seu CPF e senha. Contudo, se for o seu primeiro acesso é necessário passar por um pequeno cadastro. Com isso, você vai precisar de alguns dados pessoais e o seu número de telefone.
O seu número vai ser importante para autorizar o seu aparelho, logo, após finalizar o cadastro, você consegue ter acesso a diversas funções do seu FGTS. Incluindo fazer transferências via PIX e verificações de depósitos.
Se quer ter mais dicas para não perder nenhuma atualização dos seus direitos, continue com a gente. Sempre estamos atualizando nosso perfil com informações relevantes do FGTS, INSS e outros benefícios!