Governo
Carteira de trabalho digital: saiba como ela funciona
A priori, a carteira de trabalho digital substitui a versão física, ou seja, em papel. Para efetuá-la, existem algumas regras estipuladas pelo governo federal. Agora, apesar do aplicativo em si existir desde 2017, a versão digital da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) foi posta como substituta da versão física apenas em 2019. Continue lendo esse artigo aqui do Informação em Foco para entender mais.
Entendendo melhor a carteira de trabalho digital
Conforme citado anteriormente, a carteira de trabalho digital foi devidamente implementada no ano de 2019, mais precisamente no mês de setembro. Aliás, foi nesse ano onde ela passou legalmente a substituir a versão física, em consonância com a Lei da Liberdade Econômica.
Antes de mais nada, o propósito dessa lei é facilitar uma série de processos e proporcionar uma maior liberdade para que as pessoas possam empreender no país. Afinal, com o acesso digital do documento, os empregados conseguirão acessar os dados da CTPS de maneira muito mais rápida e sem complicações.
Leia também: Entenda como funciona o novo Auxílio Brasil
Não obstante, todos as pessoas que possuem um CPF (Cadastro de Pessoa Física) já tem uma Carteira de Trabalho Digital. Contudo, para que seja possível acessar o documento em questão, é necessário habilitá-lo. Desse modo, após efetuar essa ação, o cidadão pode conferir e acompanhar suas informações pertinentes a CTPS no site do Governo Federal ou então através do aplicativo.
Quem pode ter uma carteira de trabalho digital?
Inegavelmente, todos os cidadãos brasileiros podem ter uma carteira de trabalho digital, inclusive as pessoas que nunca fizeram sua carteira antes, nem mesmo a versão física. Ou seja, se você não fez nem mesmo a versão física do documento citado, poderá fazer a digital sem problema algum.
Qualquer pessoa pode requerer a versão digital da CTPS, independente se já tem ou não a versão física.
Em suma, podem pedir a versão digital da carteira os seguintes perfis:
- Trabalhadores com registro em carteira;
- Empregados domésticos;
- Autônomos.
Como habilitar e acessar a carteira?
Antes de tudo, cabe ressaltar que o acesso à versão digital da CTPS só é possível após a sua respectiva habilitação. Confira abaixo os passos necessários para habilitá-la:
- Primeiramente, entre no site acesso.gov.br e procure clicar em “crie sua conta“.
- Em seguida, forneça os seus dados pessoais, dê um clique em “não sou um robô” e, na sequência, aceite os termos de uso.
- Então, no decorrer das telas que se apresentarão, será necessário responder perguntas pertinente ao seu histórico profissional, a fim de que se possa efetuar a validação dos dados.
- Depois o sistema gerará uma senha temporária para permitir que você realize o seu primeiro acesso ao aplicativo da carteira.
- Por fim, depois de fazer o download da Carteira de Trabalho Digital, a qual se encontra disponível tanto para dispositivos que usam sistema operacional Android, quanto para os aparelhos que se valem do sistema operacional iOS. Assim, se você for usuário de Android, baixe o app na Play Store e se você usa iPhone, baixe na Apple Store.
Por outro lado, se preferir ou quiser acessar pelo site, acesse este link. Dessa forma, ao fazer isso, a carteira está habilitada e você poderá usá-la sempre que necessitar.