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Bolsa Família Ouvidoria 2022 – Reclamações, Denúncias, Telefone

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Bolsa Família Ouvidoria 2022 – Reclamações, Denúncias, Telefone

Tem alguma dúvida, denúncia ou reclamação sobre o programa Bolsa Família? Saiba a quem recorrer.


Nos últimos anos, o Governo Federal tem apostado em várias políticas públicas para possibilitar a redução da extrema pobreza. Esses programas são comandados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O mais conhecido deles é o Bolsa Família, criado para atender famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. Podem fazer parte do programa todas as famílias com renda por pessoa de até R$85/mês e as famílias com renda por pessoa entre R$85,01 e R$170 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de até 17 anos. O cadastramento das famílias para o programa é de responsabilidade dos municípios, que devem gerenciar a entrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Se você está com algum tipo de problema relacionado aos benefícios dos programas sociais, como o Bolsa Família, leia atentamente este artigo, que explicará com quem você deve entrar em contato para expôr suas reclamações Bolsa Familia.

Ouvidoria Bolsa Família 2022


O MDS criou um sistema de Ouvidoria para promover a participação social e o exercício da cidadania. A área já existe há mais de 10 anos e recebe reclamações, dúvidas, elogios e sugestões da população. Todas as informações que chegam a Ouvidoria são utilizadas pelos gestores dos programas sociais para aperfeiçoar os serviços prestados e atender ao cidadão da melhor forma possível.
A Ouvidoria do MDS já recebeu milhares de reclamações ao longo dos anos e os temas mais comuns são o Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), responsáveis por cerca de 80% da demanda.

Como Fazer Reclamações e Denúncias sobre o Bolsa Família 2022

A Ouvidoria do MDS está disponível a todos os cidadãos beneficiários ou não dos programas sociais, como o Bolsa Família. Após ser recebida, a reclamação é encaminhada pela Ouvidoria para os setores responsáveis e acompanhada até que o cidadão tenha sua solicitação devidamente respondida. O objetivo é sempre aprimorar os processos administrativos e proporcionar serviços cada vez mais eficientes e adequados às necessidades do cidadão.
A seguir, veja como entrar em contato com a Ouvidoria para registrar sua reclamação sobre o Bolsa Família:

  1. Telefone: 0800 707 2003 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h)
  2. Fax: (61)2030-1299
  3. Formulário Eletrônico: Para registrar suas dúvidas ou fazer reclamações sobre o Bolsa Família pela Internet, basta acessar o endereço endereço abaixo:


mds.gov.br/fale-com-o-mds/fale-com-o-mds
Será necessário preencher um formulário. Você deverá ter em mãos o Número de Identificação Social – NIS. Caso não o tenha, você deverá informar o nome completo do reponsável familiar e pelo menos mais dois dados da lista abaixo:
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Nome completo da mãe
  • RG
  • Titulo de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  1. Por Carta: Envie para:

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
Esplanada dos Ministérios – Bloco C – 9º andar – Sala 936 e 940
CEP 70046-900 – Brasília/DF
Esperamos que as informações deste artigo tenham sido úteis. Você pode saber ainda mais no site do Ministério do Desenvolvimento Social (mds.gov.br).

1 Comentário

  1. Marli pereira de araujo floriano

    14/07/2021 at 19:21

    Estou passando por problemas financeiro preciso de ajuda

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