Governo
Auxílio doença em caso de depressão pelo INSS, entenda tudo!
O Auxílio doença em caso de depressão pelo INSS já é verdade. Com isso, trabalhadores sem capacidade temporária por conta de depressão podem receber também.
Logo, existem alguns aspectos importantes para solicitar benefícios interessantes para aprender antes. Além disso, a depressão é considerada doença, como qualquer outra que afete principalmente os trabalhadores. Então, toda pessoa que sentir uma tristeza por muito tempo, estiver com baixa estima deve procurar um órgão. Contudo, é importante ter comprovação por meio de um médico antes de solicitar o auxílio.
Com isso, é preciso também entender como funciona o Auxílio Doença.
O que é o Auxílio Doença e como receber o benefício?
O Auxílio doença é direito do trabalhador, a partir de qualquer incapacidade que impossibilite de executar sua função.
Por isso, o Auxílio doença em caso de depressão pelo INSS está disponível, principalmente por conta do aumento dos casos no Brasil.
Logo, cada vez mais pessoas estão passando por situações de doenças mentais, especialmente durante a pandemia.
Com isso, o funcionário nesse caso, precisa de um período de afastamento de mais de 15 dias do trabalho e das funções. Então, por um período determinado de recuperação, o trabalhador tem direito ao auxílio.
A doença foi colocada como uma das que pagam o benefício por conseguirem afetar muito os cidadãos no mercado de trabalho. Impedindo assim trabalhar de maneira normal e produtiva, contudo, precisa de perícia médica para concessão.
Quais exigências para o auxílio doença?
Os contribuintes do INSS regulares com carência de 12 mensalidades podem solicitar o Auxílio Doença.
Com isso, o segurado que tenha perdido o direito, deverá cumprir, ao menos, 6 meses de carência, a partir da nova filiação, de acordo com a Lei nº 13.846/2019. Então, o requerente precisa também comprovar a doença com um médico especializado e levar a perícia no momento da requisição. Para quem estiver empregado, precisa estar afastado por mais de 15 dias, que podem ser corridos ou intercalados.
Logo, se o afastamento for pela mesma doença em 60 dias também tem direito ao auxílio doença.
Além disso, os documentos necessários para solicitar o auxílio doença são:
- CPF;
- Identificação com foto;
- Carteira de trabalho;
- Comprovação dos pagamentos através dos carnês do INSS;
- Comprovação do último dia trabalhado.
Depressão no Brasil
Além disso, a pandemia aumentou mais ainda o caso de pessoas com depressão, principalmente pelas mortes causadas pela doença. Com isso, tanto a pandemia, quanto o ambiente de trabalho, têm sido os principais motivos de depressão da população brasileira.
Então, muitas pessoas têm sido afetadas por doenças que afetam a saúde mental e, consequentemente, afetam o trabalho. Para solicitar um agendamento de perícia, basta ligar no número 135. Além disso, pode ser feito diretamente no site do INSS também.
Logo, se estiver se sentindo mal por muito tempo é interessante procurar ajuda, com isso, através do número 188.
Quer se manter atualizado para não perder nenhum benefício do Governo Federal?
Então, continue acompanhando nosso site!