Direitos
2023: Veja as novas regras para conseguir sua aposentadoria
Segundo a Reforma da Previdência que começou em 2019, a partir de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social deve adotar as novas regras 2023 para as aposentadorias. Já que para solicitar o benefício do INSS por idade mínima será modificada. A mudança prevista há dois anos entra em vigor a partir do ano que vem. Confira!
Aposentadoria INSS
As principais exigências para solicitar a aposentadoria, é comprovar o tempo mínimo de contribuição ao INSS. Além de ter atingido a idade necessária. Vale lembrar que existe a diferença de idade para homens e mulheres, como é costume.
Para aqueles que fizerem a solicitação do benefício ainda em 2022, a regra de homens ter 65 anos e, as mulheres, 61 anos e seis meses ainda é válida e ambos casos existe a obrigatoriedade de de 15 anos de contribuição. A partir do ano que vem, em janeiro, quando o cidadão desejar fazer a solicitação para aposentadoria será necessário atender a outros requisitos da aposentadoria por idade.
Por isso, fique atento.
Reforma da Previdência
A principal alteração que ocorreu com as aposentadorias por conta da Reforma da Previdência é o pedido por idade. A atualização da regra irá afetar principalmente as mulheres, já que para os homens não haverá alterações.
Confira os pedidos que serão aceitos dentro das condições abaixo:
- Ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição para os homens (sem alteração);
- Ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para as mulheres (um acréscimo de 6 meses na idade).
De acordo com a Reforma da Previdência, os brasileiros que estavam prestes a fazer a solicitação de sua aposentadoria precisaram fazer um novo planejamento. Já que as regras foram alteradas.
Mas, as regras de transição visam como forma de diminuir as diferenças entre o processo antes e pós-reforma da previdência. A idade mínima progressiva a cada ano, a partir de 2023, a idade mínima para fazer o pedido terá o acréscimo de 6 meses para os homens.
Veja as alterações realizadas em cada tipo de aposentadoria
Conheça abaixo as alterações de cada aposentadoria oferecida pelo INSS.
Regra dos pontos
É a soma da idade mais o tempo de contribuição, sendo:
Homem
- 35 anos de tempo de contribuição;
- 99 pontos em 2022.
Os pontos +1 por ano, a partir de 2020, até 105 pontos.
Mulher
- 30 anos de contribuição;
- 89 pontos em 2022.
Os pontos sobem +1 por ano, a partir de 2020, até 100 pontos.
Idade progressiva
Homem
- 35 anos de contribuição;
- 62 anos e 6 meses de idade.
O requisito de idade, entretanto, aumenta 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir 65 anos de idade.
Mulher
- 30 anos de contribuição;
- 57 anos e 6 meses de idade.
O requisito de idade aumenta 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir a idade mínima de 62 anos de idade.
Pedágio de 50%
A regra é válida apenas para aqueles que precisavam de dois anos para conseguir se aposentar. Ou seja, que iriam conseguir se aposentar antes da reforma ter sido instalada, em novembro de 2019. Veja abaixo:
Homem
- No mínimo, 33 anos de contribuição até a vigência da Reforma da Previdência;
- Soma metade do tempo (50%) que, na data de entrada em vigor da Reforma (13/11/2019), faltando para atingir 35 anos de contribuição.
Mulher
- Necessário ter 28 anos de contribuição até a vigência da Reforma da Previdência;
- Soma metade do tempo (50%) que, na data de entrada em vigor da Reforma, faltaria para atingir 30 anos de contribuição.
Estas são as novas regras que serão adotadas a partir de janeiro de 2023. Para saber se já pode solicitar o pedido de aposentadoria, verifique através das regras citadas e a simulação do próprio instituto.