Direitos
Entenda o que é a greve e a sua importância na sociedade
Provavelmente você já ouviu falar sobre diversas greves e suas ocorrências. Mas talvez não entenda o seu significado e a importância social. Neste post vamos destacar os principais aspectos sobre o assunto.
História das greves
A História das greves é muito mais antiga do que imagina e está relacionada com a classe trabalhadora. Já que os primeiros movimentos ocorreram com o surgimento da Revolução Industrial, no século XVIII. Visto que as situações de trabalho não era uma das melhores e ainda somada com crises econômicas da época. Sendo assim, o movimento social foi se tornando mais comum na sociedade. Logo, tinha como objetivo fazer reivindicações, como a busca por melhor situação de trabalho, melhores salários, redução do tempo de trabalho, derrubar governos autoritários e entre outras. Dessa forma, com o passar dos séculos, as greves têm se intensificado cada vez mais em meio a população. Como também, se tornando uma forma de buscar pelos direitos sociais.
É um direito social
Durante muitos anos diversas pessoas lutaram em busca do direito de realizarem greves. Pois em certos momentos foram até mesmo proibidas e censuradas por governos autoritários. No entanto, após séculos, essa ação se tornou possível para a sociedade.
A vista disso, no Brasil, hoje, os movimentos grevistas são considerados como direitos constitucionais e regulamentados pela Lei 7.783/1989. Dessa forma, assegura aos trabalhadores a garantia das greves, como uma forma de reivindicar os seus direitos. Entretanto, isso nem sempre foi uma realidade no país, já que durante o regime militar, entre 1964 a 1985, foram extremamente proibidas. Logo, quem as cometesse estaria sujeito aos rigores da época.
Greves históricas
Os direitos que desfrutamos atualmente são frutos de diversas greves que ocorreram no passado. Entre essas conquistas estão: o direito ao voto, trabalho formal e salário mínimo. Esses são alguns, mas se aprofundando na história, você conhecerá vários. Já que antigamente a maioria das pessoas tinham seus direitos negados, principalmente as mulheres.
Entre as principais greves do Brasil temos:
- Primeira greve geral, 1917
- Greve dos 300 mil, 1953
- Primeira greve do ABC, 1979
- Greve contra inflação, 1989
No entanto, esses movimentos sociais existem até os dias atuais. Um exemplo foi a greve dos caminhoneiros no ano de 2018. A ação mostrou o seu impacto no país todo, visto que os caminhoneiros realizaram uma paralisação em busca da redução do preço dos combustíveis. Dessa forma, impactou o mercado brasileiro, fazendo com que a economia ficasse em estado de alerta. Uma vez que a distribuição de produtos ficaram paradas em meio às rodovias. Sem dúvida, a atitude desses trabalhadores mostrou para todos os brasileiros a força que o movimento tem, como também o impacto que pode gerar em diversos setores da economia.
Importância
Nesse sentido, as greves possuem grande importância para a classe trabalhadora. Pois são os mais afetados com a desigualdade social. Logo, é fundamental a busca por seus direitos e melhorias, que são realizadas por meio de movimentos grevistas.
Objetivos
Em geral, quando ocorrem esses movimentos é porque algo na sociedade não é igualitário para todos. Dessa forma, o objetivo principal das greves é a obtenção de benefícios sociais. Nesse sentido, pode-se destacar a finalidade de um aumento de salário, melhorias de condições de trabalho, direitos trabalhistas e até mesmo a redução dos preços no mercado, a exemplo da greve dos caminhoneiros.
Os objetivos são diversos, logo, para alcançá-los é necessário parar uma certa atividade, de forma voluntária, e com uma finalidade.
Como foi dito, destacamos os principais aspectos das greves, como também a importância que ela tem na sociedade.