Direitos
Entenda a importância da preservação do meio ambiente
Se você ainda tem dúvidas do quão importante é o debate sobre a preservação do meio ambiente, preparamos um artigo especialmente para você. Confira logo abaixo.
A preservação do meio ambiente como responsabilidade
No artigo 225 da Constituição Federal afirma-se que o meio ambiente é um “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A preservação do meio ambiente se torna fundamental não só para manter a saúde do planeta, como também de todos os seres vivos que habitam nele.
É possível dizer que os humanos, bem os animais só conseguem sobreviver graças à natureza. Utilizamos recursos que dela provém de tal forma que pode passar despercebido, como os animais e plantas que usamos para nos alimentar, a água para beber e higienizar, por exemplo. A qualidade do ar que interfere na saúde respiratória.
Por conta disso, a preservação do meio ambiente é essencial tomar como responsabilidade de forma individual e coletiva para o bem-estar comum.
Veja as diferenças entre preservação e conservação do meio ambiente
Apesar dos termos serem comuns e semelhantes já que têm por objetivo buscar o melhor para o meio ambiente, entretanto, eles possuem conceitos distintos.
- Preservação;
A palavra em si surgiu a partir de uma corrente ideológica chamada de “preservacionismo”, que aborda a proteção da natureza independente de seu valor econômico ou utilitário. Nesse conceito, é apontado que o ser humano é o causador da quebra desse “equilíbrio”. O caráter dessa palavra é puramente protetor, o que propõe santuários intocáveis, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação.
Ou seja, explorar e consumir, como também “pesquisar” em áreas de preservação são atitudes que ferem o princípio de preservação do meio ambiente.
- Conservação;
Diferente de preservação, a conservação trata o meio ambiente de maneira mais leve. Nesse conceito é liberado a exploração dos seus recursos desde que seja com prudência, já que permite apenas o manejo correto do meio ambiente pelo homem.
A conservação apenas defende um desenvolvimento sustentável da humanidade para garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e as futuras, priorizando, por exemplo, o uso correto dos recursos renováveis que causam a menor agressão possível ao ambiente explorado.
Agora que você entendeu os principais conceitos que cercam os assuntos sobre o meio ambiente, você pode distinguir com facilidade a finalidade de cada um.
Atitudes que promovem a preservação do meio ambiente
Apesar de ser uma tarefa difícil, não é impossível. Através de pequenos gestos é possível ajudar a preservar o meio ambiente e trazer um bem-estar ao planeta para, desta forma, garantir qualidade de vida para as futuras gerações. Fique atento as dicas logo abaixo:
- Cumprimento às Leis Ambientais;
- Não jogar lixo nas ruas;
- Praticar a reciclagem;
- Uso consciente de água;
- Uso consciente de energia elétrica;
- Menos uso de plástico;
- Ensine práticas de educação ambiental ao seu redor.
Ao adotar essas práticas no dia a dia você irá garantir qualidade de vida não só a si mesmo, mas também para a presente e próximas gerações.
A importância de garantir um planeta sustentável é de responsabilidade de cada um, portanto ensine sempre que for possível para que a prática seja adotada por todos. Pode parecer pouco, mas pequenas atitudes mudam gradativamente a vida.
Portanto, não perca a importância da preservação do meio ambiente e espalhe as práticas que ajudam a preservação dele.