Direitos
Confira como solicitar o pagamento do Vale Gás e a Tarifa Social e o calendário do programa!
Vale Gás e Tarifa Social de energia são benefícios voltados para as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para ter acesso a estes benefícios é necessário atender os requisitos e solicitar nas unidades responsáveis. Confira como fazer isso!
Vale Gás e Tarifa Social de Energia
Liberados em junho, já é possível solicitar o pagamento do seu Vale Gás! O Vale Gás é pago a cada dois meses e equivale a 50% do valor do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O principal objetivo do programa é auxiliar as famílias mais vulneráveis a comprar o item importante para a preparação dos alimentos.
O pagamento do benefício é realizado de forma escalonada, de acordo com o final do Número de Identificação Social(NIS). O pagamento do mês de junho começou nesta sexta-feira(17) e irá continuar até o dia 30 de junho, de acordo com o calendário do Auxílio Brasil. A inclusão no programa é automática.
Confira os requisitos do Vale Gás
Estes são alguns requisitos para ter acesso ao Auxílio-Gás:
- Ter cadastro no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional (R$ 606) ou
- Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas esferas de governo;
- Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o BPC/ Loas (Benefício de Prestação Continuada).
Para saber se sua família está apta a ter o benefício, confira estas regras e faça a solicitação do benefício no portal Bolsa do Povo.
Veja o calendário de pagamento do Vale Gás
A data de pagamento do Vale Gás é a mesma do Auxílio Brasil, seguindo a data de pagamento de acordo com número final do NIS. Confira abaixo:
- NIS final 1: 17 de junho;
- NIS final 2: 20 de junho;
- NIS final 3: 21 de junho;
- NIS final 4: 22 de junho;
- NIS final 5: 23 de junho;
- NIS final 6: 24 de junho;
- NIS final 7: 27 de junho;
- NIS final 8: 28 de junho;
- NIS final 9: 29 de junho;
- NIS final 0: 30 de junho.
Esteja atento ao número final do seu NIS para não perder a data de recebimento do benefício.
Veja os critérios da Tarifa Social de Energia
O programa criado em 2010 permite a redução na conta de energia elétrica de até 65%. As famílias Indígenas e Quilombolas conseguem descontos ainda maiores, podendo chegar a 100%. Mas, para ter acesso ao programa é necessário:
- Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
- Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional (R$ 606) ou
- Renda familiar de até 3 salários mínimos, desde que tenha em sua composição um portador de doença ou deficiência que utiliza aparelhos/instrumentos que consomem energia elétrica ou
- Idosos a partir de 65 anos ou pessoas que tenham deficiência e recebem o BPC;
- Famílias indígenas ou quilombolas, inscritas no CadÚnico e que estejam dentro dos critérios de renda.
Se você ou sua família atende a estes requisitos basta fazer o pedido na companhia de energia elétrica. O desconto da Tarifa Social é calculado de modo cumulativo, ou seja, só é contemplado aqueles que possuem um consumo de até 220 KWh/mês.
Por isso, esteja atento aos critérios para receber cada benefício e data de pagamento para que não faça uma solicitação indevida. Caso queira ter mais informações acesse o portal Bolsa do Povo ou entre em contato com a sua companhia de energia elétrica.