Direitos
2ª Via Simples Nacional – Como acessar segunda via da Guia do Simples
Na correria do dia a dia, às vezes ocorrem certas situações bastante desagradáveis. Por exemplo, quando atrasamos o pagamento de algum boleto. Isso pode ocorrer por motivos variados, como uma greve dos Correios, um esquecimento ou um extravio do documento, trazendo um grande transtorno. Nesses casos, a solução é pedir uma 2º via.
Isso é ainda mais preocupante quando envolve impostos, como é o caso do Simples Nacional, um sistema tributário diferenciado criado para micro e pequenas empresas. Problemas desse tipo costumam gerar diversos problemas futuros. Para resolver problemas relacionadas ao pagamento do Simples Nacional, leia atentamente este artigo.
Consulta 2ª via Simples Nacional
Seguindo a tendência de utilização da tecnologia para proporcionar sistemas de autoatendimento mais práticos e ágeis, a Receita Federal desenvolveu uma ferramenta online pela qual o contribuinte pode consultar 2ª via do Simples Nacional por conta própria. Essa ferramenta é bastante útil, pois evita a perda de tempo com a burocracia.
Para utilizar o serviço, antes de mais nada, é fundamental que você tenha em mãos os dados necessários para acessar o sistema. São eles: Número do CNPJ da empresa, Número do CPF do responsável e Código de Acesso. Caso não tenha um código, não se preocupe, pois ele pode ser criado na hora. Veja a seguir como fazer o acesso e a emissão do boleto.
Emissão 2ª via Simples Nacional
Para fazer a emissão da 2ª via Simples Nacional, você pode acessar o site oficial criado pela Receita Federal, no endereço abaixo: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
Você será direcionado a uma página em que poderá acessar facilmente os boletos. Basta inserir os dados informados anteriormente nos campos correspondentes. Dessa forma, será bem simples solicitar a emissão de 2ª via. Se o boleto já estiver vencido, a emissão com todos os dados atualizados.
Imprimir 2ª via Simples Nacional
Após solicitar a emissão, o novo boleto será exibido na tela do seu navegador. Confira os dados para certificar-se de que estão corretos. Você poderá salvar o boleto no seu computador, em algum dispositivo de armazenamento (como um pen drive), ou ainda solicitar a impressão através do próprio navegador, na opção “Imprimir” (a localização da função depende do navegador que você estiver utilizando. Assim, será muito fácil imprimir a sua 2ª via Boleto Simples Nacional e evitar maiores transtornos.
Atendimento Simples Nacional
Se você tiver qualquer tipo de dúvida sobre o funcionamento do Simples Nacional, o site oficial possui informações detalhadas sobre todas as características do programa. Lá você encontrará a legislação vigente e os manuais que explicam diversos aspectos do Simples Nacional, como:
- Agendamento da opção pelo Simples Nacional
- Parcelamento
- Receita bruta
- Substituição tributária, retenção de ISS e incentivos fiscais
- Cálculo
- PGDAS-D e DEFIS
- Valor fixo, isenção ou redução
- Sublimites
- Exclusão
- Obrigações acessórias
- Declaração anual do Simples Nacional (DASN)
- Compensação/restituição
- Opção pelo SIMEI para empresários já constituídos
- Opção pelo SIMEI para novos empreendedores
- Obrigações tributárias do MEI
- Desenquadramento do SIMEI
- Débito Automático e Pagamento Online do MEI
- Restituição do MEI
- Parcelamento do MEI
Viu como é fácil imprimir 2ª via do Simples Nacional? Através dessas opções, a Receita Federal espera fornecer aos contribuintes um atendimento cada vez mais rápido e adaptado às diversas dificuldades que podem aparecer. Esperamos que as informações deste artigo tenham sido úteis para resolver seu problema. Boa sorte!