Dicas

Visitar museus do mundo todo sem sair de casa

Publicado

em

Com o longo período de quarentena que todos enfrentaram, ficamos restritos a usufruir de diversas opções de lazer, uma delas foram os museus. Para os amantes de artes, histórias e conhecimento, esta opção de lazer é uma ótima pedida, pensando nisso alguns museus espalhados pelo mundo todo, resolveram criar uma modalidade de visitação, onde o público não precisaria sair de casa para desfrutar de todo o ambiente.

E foi assim que a visitação virtual de museus surgiu, possibilitando pessoas de qualquer lugar do mundo que visitarem museus famosos e surpreendentes. Esta modalidade não permaneceu apenas no período de quarentena, com o sucesso da atração, os espaços continuaram oferecendo a realidade virtual para as pessoas.

Confira neste artigo, os museus mais famosos que adotaram esse estilo de visitação e como fazer isto sem sair da sua casa. Veja abaixo.

Museus disponíveis para visitação virtual

Para qual museu espalhado pelo mundo você gostaria de ir? Na lista abaixo, citamos os museus mais famosos e reconhecidos que permitem o uso deste recurso. Confira:

    • Metropolitan Museum of Art – Nova Iorque, EUA: O tão famoso museu de arte de Nova Iorque é uma das atrações mais procuradas por turistas, fundado em 1870 e conhecido por The Met. Seu acervo conta com pinturas europeias, gregas, egípcias, romanas, orientais, entre outras.
    • Museo do Louvre – Paris, França: Um dos museus mais famosos do mundo, localizado em Paris, que conta com inúmeras obras de artes, muitas delas únicas e encontradas apenas lá. É quase que uma parada obrigatória para turistas, que agora podem prestigiá-lo virtualmente com muitos recursos criados exclusivamente para a visita.
    • Museu do Vaticano – Roma, Itália: O famoso museu do Vaticano que apresenta um acervo de obras famosas e únicas, feitas por artistas renomados e marcados na história. Se antes sua visita era extremamente cansativa por suas imensas filas, agora as belas obras de arte podem ser visitadas até mesmo do sofá de casa.

Realizando a visita virtual

Como já dissemos, visitar estes espaços é mais fácil do que se imagina. Existem duas maneiras que a maioria dos museus tem disponibilizado, são elas:

      • Sites oficiais: Feitos exclusivamente pela equipe do museu, usando recursos personalizados e oferecendo configurações individuais para cada museu. É possível percorrer os corredores, olhar detalhadamente as obras em alta resolução e o mais legal de tudo, não pegar filas imensas. Dos museus que citamos acima, estão disponíveis os sites do The Met, Museu do Louvre e Museu do Vaticano.
      • Google Arts & Culture: Plataforma criada pelo Google para possibilitar visitas virtuais para museus, galerias de arte, entre outros. Basta pesquisar o local desejado e realizar a visita.

Avanço para o acesso à cultura

A criação desta modalidade de visitação pode ser um avanço significativo, já que quebra muitas barreiras entre o público e a cultura, fornecendo até mesmo na tela do celular, atrações e obras que levariam horas de viagem, filas e muito dinheiro.

É uma maneira importante de utilizar a tecnologia a favor da cultura e do lazer.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile