Dicas

Veja como acabar com suas dívidas rapidamente

Publicado

em

Quer sair do negativo e viver uma vida mais tranquila sem dívidas? Reunimos diversas dicas para você conseguir resolver esse problema rapidamente. Confira abaixo.

Cartão de crédito não é inimigo 

Poucas pessoas acreditam nisso, mas esta é a verdade: o cartão de crédito não é o vilão da história. Mesmo estando com o nome sujo, o vilão da história foi a ausência do planejamento, controle e análise da sua situação financeira. 

Sem o planejamento financeiro você é capaz de se meter nas maiores enrascadas por coisas muito pequenas, seja por conta dos juros ou por conta de contar com um dinheiro que, até então, não chegou em tempo hábil e, por isso, seu nome acabou parando nos órgãos fiscalizadores. 

Tanto o cartão de crédito quanto o empréstimo são uma ferramenta útil e hábil para aqueles que possuem controle com sua carteira e, principalmente, contam com um planejamento financeiro mensal e a curto e longo prazo. 

Vantagens de quitar as dívidas

Além de ter o nome limpo, entre as vantagens, inclui-se melhor qualidade de vida, menos estresse, menos dificuldades de negociar e cumprir novas metas e prioridades. 

Outra vantagem que poucos citam sobre quitar as dívidas é que o indivíduo passa a ter mais consciência sobre suas escolhas e situação financeira, o que acarreta em não cair mais na tentação de uma compra desnecessária. 

Entretanto, você pode ter essa “consciência” financeira antes de cair nas dívidas. Mesmo tendo, isso não significa que nunca irá cometer alguns erros, apenas terá consciência para dizer exatamente o que foi que causou aquilo.

2 principais causas do endividamento

Vale a pena listar as duas principais causas do endividamento:

  • Uso do cartão de crédito;

Não basta apenas utilizar o cartão de crédito sempre que possível, mas estourar o limite e, o pior, não conseguir pagar a fatura. Diversas pessoas caem no erro de pedir algo, por menor que seja, e deixam a conta no cartão sem ter controle algum de quanto já usou o cartão. Sendo a causa número 1 do nome sujo e a vida financeira complicada. 

  • Empréstimos.

Nem sempre pedir empréstimo é uma boa ideia, principalmente se você não fez planejamento financeiro e solicitou um empréstimo muito maior do que poderia pagar. Antes de solicitar empréstimos, vale a pena procurar em diversas instituições bancárias se os juros estão em conta, a praticidade para resolver algum problema de dúvidas ou até mesmo como a instituição lida com alguma dificuldade do devedor com o respectivo pagamento.

Há diversas causas de endividamento, porém, estas são as campeãs em colocar diversos nomes nos sistemas dos órgãos fiscalizadores. 

Por isso, se você não tem planejamento financeiro ou não dedicou tempo para analisar seu perfil de consumidor, evite pedir empréstimos e utilizar o cartão de crédito demasiadamente. 

Veja como acabar com suas dívidas rapidamente

Para acabar com suas dívidas não é preciso tanto esforço, na verdade, basta seguir os passos a seguir.  Confira abaixo. 

  • Faça planejamento financeiro;

O planejamento financeiro é essencial para você lidar com suas finanças de forma geral, tanto antes de entrar em um compromisso financeiro de médio a longo prazo quanto depois quando está com o nome sujo. 

O planejamento financeiro nesta fase é necessário para identificar o quanto você poderá se comprometer em quitar a dívida e o próximo passo a seguir. 

  • Entre em contato com a instituição para fazer negociação;

Essa é a etapa mais “chata” provavelmente, já que você deverá receber propostas e também deverá enviar. Para tal, você poderá escolher entre as “feiras” que os órgãos realizam para limpar o nome ou até mesmo as instituições quando enviam as “cartas” com as opções de quantia e parcelamento para quitar a dívida. 

  • Estabeleça alguma meta;

Seja para quitar a dívida ou para realizar uma etapa do planejamento financeiro, estabeleça uma meta para conseguir cumprir em tempo hábil. 

  • Contate um profissional de confiança.

Conte com um profissional de confiança tanto de finanças quanto jurídico para retirar suas principais dúvidas e fornecer conselhos valiosos sobre o que pode ser feito, já que cada caso é um caso, então analise com cuidado os prós e contras. 

Com essas dicas você não passará tanto estresse e ainda irá melhorar seu desempenho financeiro.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile