Dicas
Vantagens de ter um contador pessoal
Ter um contador pessoal ou para pessoas físicas não é um luxo, mas uma necessidade! É através deste profissional que você terá vantagens incríveis que somente com os conhecimentos específicos é possível ter acesso.
Função de um contador pessoal
O contador pessoal é responsável por qualificar, analisar e equilibrar todos os seus ativos e passivos, além de poder orientar o indivíduo a entender e organizar sua vida financeira. Contador para pessoas físicas ainda é responsável por gerenciar o patrimônio e estabelecer as decisões mais assertivas para cada situação.
Apesar das pessoas acreditarem que somente empresas devem contar com uma assessoria contábil, isso não é verdade. O contador pessoal pode fazer diversas atividades contábeis para você sem o menor conflito de interesse, afinal a relação é ainda mais fácil.
A prestação de serviços de um contador para as pessoas físicas é normalmente feita por profissionais liberais como: médicos, fisioterapeutas, advogados e artistas.
O contador fica responsável por auxiliar o indivíduo a entender os bens, direitos e deveres, o que irá garantir que o mesmo possa gerir seus ganhos e também ampliá-los.
Vantagens de contratar um contador pessoal
O contador para pessoa física conseguirá oferecer uma assessoria pessoal sobre todas as decisões tomadas por essa pessoa durante a sua vida, o que irá ajudar a pessoa física a controlar seus gastos, investir e aprender a rentabilizar os seus ganhos.
Ter este profissional irá auxiliar no rumo de sua vida, além de oferecer uma melhor qualidade de vida financeira. Outras vantagens na contratação deste profissional é a apuração mensal de carnê leão, restituição de imposto de renda, organização dos livros de caixa e notas fiscais.
A organização deste profissional é tão incrível que é capaz de oferecer a você nenhum erro quanto ao preenchimento do carnê leão, além de conseguir rentabilizar sua renda de forma rápida.
Conheça as áreas de atuação de um contador
O profissional de contabilidade, seja contador ou contabilista está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nestas áreas:
- Atuarial
- Financeira;
- Econômica;
- Patrimonial;
- Mercado de Seguros;
- Controladoria;
- Gestão de Empresas;
- Perícia;
- Auditoria.
Este profissional poderá ofertar diversos serviços, mas vale conferir a qualidade do mesmo, se está com o registro profissional ativo, por exemplo. Quanto mais clara for a sua comunicação com o seu contador, mais fácil será este relacionamento de confiança e retirada de dúvidas.
Existe diferença entre Contador e Contabilista?
O contador ou contabilista é o profissional que possui diploma em Ciências Contábeis de nível superior. É com esta formação que o profissional de contabilidade se habilita para exercer funções e prestação de serviços nas áreas de finanças, atuarial, econômica, controladoria e patrimonial de uma empresa. Ele pode atuar na gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria e perícia, as áreas que já citamos acima. Entretanto, para ele atuar em todas estas áreas, ele deve ser credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade, conhecido como CRC.
Este profissional é requerido em diversos momentos, desde auxiliar na recomendação do regime tributário ao abrir uma empresa quanto como realizar a organização dos arquivos necessários. Com exceção do microempreendedor individual, ele é responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa no que tange a elaboração de balanço, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais.
Apesar disso, o técnico em contabilidade é um pouco mais restrito nas funções, porém poderá auxiliá-lo durante este primeiro contato com o mundo contábil e suas regras e organizações.
O que valerá a pena encontrar um profissional de confiança para lidar com sua vida financeira e, em caso de abrir uma empresa, evitar desde o início passos largos que te levem ao erro.