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Táticas que as lojas usam para os clientes gastarem mais no final do ano
Saber as táticas que as lojas usam para os clientes gastarem mais é importante para saber a diferença entre manipulação e uma boa experiência de venda.
Além disso, no natal muitas lojas tentam de tudo para venderem mais e o cliente pode ser influenciado a comprar produtos que não queiram. No fim de ano é comum aumentar as vendas nas lojas, por isso, é bom ficar de olho nessas estratégias de venda. Primeiro, é importante entender que as marcas usam essas técnicas para capturar a atenção de tentar vender mais. Com isso, muitos clientes podem ser induzidos a pagar por algo que às vezes não querem pela estratégia feita da loja.
As táticas que as lojas usam para os clientes gastarem mais
Novidade
A primeira das técnicas usadas é da novidade, principalmente no fim de ano. Os seres humanos são propensos a curiosidade e abertos às novidades. Tudo que é novo chama mais atenção e pode ser usado para vender mais.
Tudo que for novo e poucas pessoas conhecem podem chamar mais atenção dos consumidores. Portanto, vale a pena pensar bastante antes de cair nesse gatilho de novidade para comprar mais.
A melhor maneira de não cair nessa é se fazer perguntas, tipo:
- É um produto que eu preciso ou eu queria antes de ver essa promoção e novidade?
- Será que após a novidade passar ele fica mais barato para comprar?
Escassez
Senso de urgência é outro fator muito usado para gerar mais vendas, principalmente no final de ano. Um exemplo comum é “faltam poucas unidades”, ou “Só até tal dia a promoção”.
A verdade é que ninguém gosta de perder boas ofertas, por isso, é fundamental estar atento a essas propostas que informam escassez. O principal sentimento usado para gerar vendas nesse momento é a pressa.
Então, essas promoções fazem os consumidores terem que tomar uma decisão rápida e a pressa fazem eles comprarem. Na maioria das vezes não vale a pena cair nesse gatilho de escassez, normalmente após as festas o valor sempre diminui. Portanto, vale a pena esperar antes de comprar uma promoção de fim de ano.
Além disso, as melhores compras são feitas de maneira pensada, com calma e entendendo sua situação financeira e sua vontade de verdade. Outro benefício de pensar um pouco mais é não ter que lidar com arrependimento depois de comprar por impulso.
Comparação
Uma das táticas que as lojas usam para os clientes gastarem mais é na comparação dos preços. Sempre que você vai comprar algum produto, é preciso ter uma noção de quanto vale para o seu cérebro entender se vale ou não a pena gastar.
Logo, as marcas utilizam produtos muito mais caros que o comum para indicar outros mais baratos. Com isso, o cliente acha que está pagando bem mais barato, porém está pagando o mesmo preço que no mercado comum.
Por isso, vale a pena conferir o preço em outros lugares e em outros períodos para ter uma noção melhor. Além disso, é mais importante saber quanto você tem para pagar antes de verificar o preço que o produto custa.
Grátis
Quem nunca viu uma loja oferecendo produtos “grátis” na compra de outros produtos? É uma das táticas que as lojas usam para os clientes gastarem mais que é comum nessa época do ano.
Por isso, vale a pena ficar de olho para não cair nessa armadilha das lojas. As pessoas gostam de receber presentes de graça. Contudo, é importante verificar se o produto é realmente de graça ou sai o mesmo preço que o pago.