Dicas

Prova de vida do INSS: mudanças, agora usando cruzamento de dados

Publicado

em

De acordo com dados divulgados pelo INSS, até o final deste ano, não haverá bloqueio do benefício por falta de prova de vida!

Muito disso, por conta das mudanças feitas para ajudar, principalmente, para quem teve dificuldade em realizar a prova de vida esse ano. Logo, a partir de 2023 essa prova passará por mudanças que facilitarão a vida do aposentado e pensionista do INSS.

Assim, esses beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social não precisarão mais ir em uma agência fazer a comprovação de vida. Com isso, vai ser usado o cruzamento de dados entre os registros de bases de dados do instituto e também por outros órgãos públicos federais.

Como vai funcionar o cruzamento de dados na prova de vida do INSS

Em 2023, as comprovações de prova de vida serão feitas com registros de vacinação, consultas no SUS, através das eleições. Além disso, através de emissões de documentações como: CNH, carteira de identidade, passaportes, entre outros.

Contudo, se não for reconhecido nenhum desses tipos de registros, o aposentado e pensionista pode ser solicitado para realizar a prova. Porém, feito de maneira preferencialmente por meio eletrônico.

O INSS já afirmou através dos seus meios de comunicação que não haverá bloqueio de nenhum benefício por falta de prova de vida. Logo, o beneficiário pode realizar através do aplicativo do Meu INSS e numa rede bancária.

O que muda ano que vem

O principal objetivo do INSS é fazer alterações para que o idoso não precise sair de casa para comprovar que está vivo. Especialmente, porque muitos não têm mais a locomoção e nem tempo de estar fora de casa por muito tempo.

Sendo assim, não terão mais que aparecer nas agências da Previdência Social, nas agências que recebem o seu dinheiro também. Além disso, o acesso ao aplicativo e outros apps do sistema de órgãos e entidades públicas que tenham certificação ajuda.

Por exemplo, se o aposentado ou pensionista, fizer qualquer alteração em algum desses documentos, já será registrado como prova de vida. 

Os bancos não farão mais a prova de vida?

A resposta é não, os segurados que prefiram realizar suas provas de vida através das agências bancárias ou nas agências da Previdência poderão fazer. As instituições não podem recusar a realização dessas provas de vida.

Algumas das maneiras que o beneficiário pode realizar a prova de vida agora:

  • Cadastro ou recadastro em órgão de trânsito ou segurança pública;
  • Perícia médica presencialmente ou telemedicina no sistema público de saúde;
  • Votando nas eleições;
  • Emissão ou renovação de documentos: passaportes, carteira de motorista, carteira de trabalho;
  • Declaração de imposto de renda, inclusive como dependente.

Pente fino do INSS

Na última segunda-feira(5), foi sancionada a Lei 14.441, logo, os seus principais pontos são para realizar o pente fino em alguns benefícios, é interessante estar de olho. 

Entre os mais importantes, o de incapacidade, por exemplo, serão um dos que realizarão possíveis cortes, especialmente, dos casos de incapacidade temporária. Outro ponto importante é a inclusão do auxílio-acidente no grupo de beneficiários que podem não receber os benefícios.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile