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Os segredos da comunicação não-violenta no local de trabalho
O conflito pode acontecer em qualquer local de trabalho. Às vezes, pode até ter um efeito positivo em sua equipe – permitindo que seus funcionários ouçam diferentes perspectivas sobre os problemas e, em última análise, levando-os a encontrar soluções mais criativas. Infelizmente, a maioria dos conflitos no local de trabalho são prejudiciais ao bem-estar dos funcionários, especialmente quando não são abordados e resolvidos de forma rápida e eficaz. Ou seja, quando não se uma comunicação não-violenta.
O que é comunicação não-violenta?
De acordo com o Centro de Comunicação Não-Violenta (CNVC), a comunicação não-violenta “ajuda as pessoas a resolver conflitos de forma pacífica e eficaz em ambientes pessoais, organizacionais e políticos”.
Desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, a comunicação não violenta vai além da interação pacífica. É uma maneira de se conectar com os outros, liderando com compaixão e agindo com empatia.
Quais são os benefícios da comunicação não-violenta?
Embora o uso da comunicação não violenta tenha muitos benefícios, aqui estão algumas maneiras pelas quais essa prática pode ter um impacto positivo no seu local de trabalho:
- Ela cria um processo passo a passo claro para navegar no conflito.
- Concentra-se nos fatores subjacentes do conflito, como necessidades e emoções.
- Não “erra” ninguém e abre espaço para todas as experiências.
- Ela cria uma maneira objetiva de nomear os “fatos” antes de saltar para as emoções
Por que a comunicação não violenta é importante
Para muitas pessoas, colocar os outros em primeiro lugar não vem naturalmente. Inteligência emocional e empatia são duas habilidades que as equipes precisam ensinar a seus líderes de pessoas.
Ser capaz de entender por que um funcionário está chateado ou identificar o que ele precisa durante um conflito permite que os gerentes sejam mais compassivos, cultivem a compreensão mútua e, em última análise, promovam um caminho mais produtivo baseado na confiança.
Nossas emoções são uma porta de entrada para entender melhor nossas necessidades em conflito. Ter as habilidades para ler uma situação e pessoas ajuda seus funcionários a determinar com mais eficiência as necessidades subjacentes que geram conflitos, para que possam resolver problemas rapidamente.
Os 4 Passos da Comunicação Não-Violenta
Procurando ensinar seus líderes de pessoas a usar a comunicação não violenta para resolver conflitos? Aqui estão os quatro passos simples que você pode ensinar aos gerentes para ajudá-los a usar a comunicação não violenta para resolver conflitos no local de trabalho:
1. Observações
Para começar, lembre seus gerentes de permanecerem objetivos quando observarem um conflito. Você precisa distinguir explicitamente entre julgamento e observação, para que sua equipe saiba exatamente o que significa “observação sem avaliação”.
Abordar um conflito com noções preconcebidas ou mencionar fofocas ou boatos do escritório pode prejudicar o relacionamento de um gerente com um funcionário e minar a confiança. Para evitar que os funcionários se tornem excessivamente ofensivos, incentive os gerentes a manter um tom neutro e objetivo durante a conversa.
2. Sentimentos
Em seguida, você deseja que seus líderes de pessoal façam perguntas que ajudem a aprofundar a compreensão dos sentimentos de um funcionário a partir de pensamentos. Identificar como um funcionário se sente após ou durante um conflito pode ajudar seu gerente a entender melhor o que precisa ser feito para corrigir a situação.
3. Necessidades
Quando as necessidades dos funcionários são atendidas, eles ficam felizes. Quando não estão, podem se sentir desconfortáveis, frustrados, irritados, ansiosos e muito mais.Todos os problemas do local de trabalho geralmente podem estar vinculados às necessidades de alguém que não foram atendidas. Talvez seu subordinado direto não tenha se sentido ouvido quando um colega falou sobre ele em uma reunião.
Talvez um colega de equipe tenha se sentido desvalorizado quando não recebeu reconhecimento após concluir um grande projeto. Ou talvez um funcionário tenha se sentido desrespeitado quando um colega fez um comentário microagressivo.
Ser capaz de identificar essas necessidades é crucial para resolver um conflito pacificamente de uma forma que todas as partes se sintam compreendidas.
4. Solicitações
Por fim, você precisa concordar sobre quais ações concretas devem ser tomadas para resolver um problema. Este é frequentemente o passo mais difícil, porque você pode ter que equilibrar as necessidades de ambas as partes e agir como mediador até que um acordo seja alcançado.
Ainda assim, todo conflito tem uma resolução. Com o treinamento certo, seus gerentes podem orientar habilmente os funcionários para uma solução e trabalhar em conjunto com sua equipe para garantir que esse problema não ocorra novamente.
Fonte/Crédito: Hone