Dicas

Opções de investimento melhor que a poupança – Entenda onde investir o seu dinheiro

Publicado

em

A poupança deixou de ser um bom investimento há um certo tempo, porém, muitas pessoas insistem nessa aplicação que pode te fazer perder dinheiro!

Por isso, separamos algumas aplicações que são mais rentáveis e têm a mesma segurança que a poupança. Com isso, você pode ter mais opções para aplicar o seu dinheiro de maneira segura e que seja rentável para sua vida financeira.

Além disso, são opções que podem se alinhar aos seus objetivos e principalmente com seu perfil de investidor. Assim, indicaremos aplicações de renda fixa e também de renda variável para você escolher.

CDB

Esse é um dos investimentos de renda fixa mais populares, especialmente em iniciantes que querem juntar seu dinheiro fora da poupança. É uma ótima forma de investimento para curto, médio e também a longo prazo.

Vale lembrar que esse tipo de investimento tem a proteção do FGC ( Fundo garantidor de créditos) de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. Logo, se ocorrer algum problema com a sua aplicação ou com a instituição financeira você será ressarcido. Assim, se a sua corretora falir você recebe além do seu aporte inicial todo lucro o que tem direito de acordo com o tempo tem que ser o dinheiro foi aplicado.

Tesouro Direto

Outra aplicação muito popular em iniciantes no mercado financeiro por ser muito parecido com o CDB. A diferença principal entre essa aplicação e a anterior é que esse título não é emitido por instituições privadas, e sim pelo Governo Federal.

Além disso, o investimento inicial é muito baixo o que pode ser interessante para pessoas que estejam em busca de criar uma reserva de emergência.  Existem três tipos de aplicações do tesouro direto que você pode fazer: 

  • Tesouro Selic – curto prazo, rendimento de acordo com a taxa Selic;
  • Tesouro IPCA – médio e longo prazo, rende de acordo com IPCA;
  • Tesouro Prefixado – O valor pago ao fim do período é acordado quando se compra o ativo.

Fundo Multimercado

Investimentos de renda fixa podem responder bem às suas necessidades,  principalmente quando você tem um perfil conservador. Contudo, existem opções de investimentos que podem render muito mais que a poupança.

Contudo, por ser um investimento de renda variável é necessário ter um pouco mais de cuidado, por isso, é interessante conhecer um pouco mais de como funciona esse fundo multimercado.

O fundo mistura ativos de renda fixa com aplicações em renda variável na bolsa de valores do Brasil e de outras do mundo. Logo, é uma opção interessante a médio prazo para conseguir rendimento maior.

Debêntures

Um pouco parecido com tesouro direto e também com o CDB o debênture é um título de dívida emitido por empresas de Capital aberto ou fechado. Assim, as empresas conseguem captar recursos financeiros para desenvolver os seus projectos.

Essa é uma forma de investimento de renda variável que pode ser aplicada de duas maneiras:

  • Debênture simples;
  •  debênture conversível as ações.

Por serem investimentos mais complexos e rentáveis que a poupança, também é necessário ter conhecimento técnico do mercado financeiro para começar a aplicar. Os juros de pagamento variam de acordo com o perfil do investidor.

LCI e LCA

As letras de crédito são outras aplicações muito populares e disponíveis em diversas instituições financeiras. A maioria desses investimentos é uma boa forma de ter rendimento a médio prazo.

Por esses investimentos terem incentivo do governo são exemplos da cobrança do Imposto de Renda. Além disso, é uma ótima escolha para quem é iniciante no mercado, especialmente por ter o seguro do Fundo garantidor de crédito assim como o CDB.  Portanto, uma ótima indicação para começar a aplicar o seu dinheiro em um investimento que seja seguro e rentável.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile