Dicas
MEI: Veja como facilitar a gestão do seu negócio
Formalizou sua empresa há pouco tempo e não sabe por onde começar? Está com problemas para regularizar todos os processos, como Nota Fiscal, fluxo de caixa e demais informações necessárias para conseguir gerir todo o capital e serviço? Separamos aqui algumas dicas incríveis para facilitar a gestão do seu negócio, confira!
Administrar não é fácil, mas pode ser
Administrar um negócio não é fácil, já que há uma série de fatores que são responsáveis pela boa administração e que, nem sempre o microempreendedor individual possui conhecimento. Como, por exemplo, a DAS-Mensais, como montar uma tabela de fluxo de caixa, fazer a precificação do seu produto ou serviço, estipular um horário fixo de trabalho, separar a conta PJ da conta bancária pessoal, ter uma carteira de clientes fixos ou variáveis.
Enfim, todos esses fatores não tornam nada fácil administrar para aqueles que estão começando no mundo dos negócios.
Mas, é claro, é possível tornar mais fácil. Afinal, apesar de serem muitos detalhes, são fáceis de administrar ao dedicar um mínimo de tempo.
Dicas imperdíveis
Antes de executar a ideia levante os custos dela, por exemplo, quanto de capital inicial você terá ao abrir o MEI? Poderá arcar com a DAS-Mensal sem tanto aperto? Veja sobre como é o processo de abertura do MEI na prefeitura do seu município, vale estar atento se você deve ter uma Senha Web para ter acesso a determinados portais para emitir nota fiscal ou algo similar a isso.
Elabore planilhas tanto de preço do seu produto/serviço quanto o controle do caixa e, se trabalhar com produtos, então adicione uma planilha de estoque para ter controle sobre o que entra e sai da sua empresa.
Caso você não possua muitos conhecimentos em finanças, jurídico ou vendas, faça alguns cursos gratuitos na Omie Academy ou conte com consultorias especializadas nisso, como o SEBRAE.
Sobre a nota fiscal: É obrigatória a emissão da nota fiscal, seja de serviços ou produtos, para pessoa jurídica. Mas, ela é opcional para a pessoa física. Portanto, vale a pena verificar se será uma boa vantagem para você e o seu negócio ou não. Cada prefeitura possui ainda um procedimento sobre como deve ser feita a emissão da nota fiscal, por isso, verifique as informações no site oficial da prefeitura em que você reside e/ou estabelecimento está situado.
Para facilitar a gestão do seu negócio
Para facilitar a gestão do seu negócio não basta apenas seguir as dicas já citadas, mas também estas:
- Estabeleça seu horário de trabalho;
Antes de qualquer coisa é imprescindível decidir sobre o seu horário de trabalho, já que fora deste horário é preferível que não atenda clientes para não prejudicar a sua vida pessoal e, consequentemente, a administração do tempo do seu negócio e a vida particular.
- Dedique tempo para organizar ideias e informações;
Isso significa ter controle sobre o quanto a vida profissional pode interferir na sua vida pessoal. O ideal é que possa ter tempo para cada coisa. Antes de finalizar o expediente, insira as informações nas planilhas e anote as evoluções diárias ou ao fim da semana, por exemplo.
- Estude o que for necessário;
Não precisa se tornar expert, mas saber o mínimo ajudará a não cair em golpes e falácias. Por isso, estude um pouco sobre finanças, contabilidade, tributações, processos administrativos básicos e, principalmente, técnicas de atendimento e vendas.
- Decida seus objetivos para o negócio;
Saber o que quer com o negócio irá motivá-lo para alcançar o seu objetivo. Por isso, visualize suas pretensões pessoais e profissionais.
- Separe a vida profissional da pessoal.
Não seja o tipo de profissional que engaja tanto ao ponto de negligenciar outros tópicos essenciais da vida. Estipule horário de descanso, lazer, trabalho e outras tarefas. Separe a conta pessoal da conta da sua empresa para melhorar o controle das suas finanças.
Com isso, você conseguirá facilitar a gestão do seu negócio e decidir se quer lidar com isso diretamente ou contratar um profissional ou consultoria especializada.