Dicas
MEI SP: Aprenda a emitir notas fiscais de forma simples
Está começando a entrar pedidos e precisa fazer a emissão de notas fiscais? Confira como fazer a emissão de notas fiscais sem dificuldades.
MEI
O Microempreendedor Individual utiliza o modelo de tributação do Simples Nacional, porém não é obrigado a fazer a emissão de notas fiscais. Mas, se o fizer, é melhor que ainda faça o controle da entrada destas notas e demais transações financeiras para que tenha mais autonomia sobre o seu fluxo de caixa e documentações.
A ausência disso acarreta desorganização e pode trazer problemas ainda maiores por conta disso, como esquecer datas importantes de negociação, reunião com fornecedores, analisar se sua empresa está tendo mais lucros ou prejuízos.
Ao pensar na organização e na emissão de notas fiscais, significa não só mais responsabilidade, mas também autonomia, controle e segurança.
Conheça os tipos de nota fiscal em São Paulo segundo o seu negócio
Há cerca de três tipos de notas fiscais, como:
- NF-e (Nota Fiscal de Produtos Eletrônica)
É o documento eletrônico emitido pelas empresas que comercializam produtos físicos através da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado, é relacionada ao IPI (Imposto sobre Produtos Comercializados) e o ICMS (Imposto de Mercadorias e Serviços).
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
É o documento eletrônico emitido pelos prestadores de serviços através da prefeitura, é relacionado ao Imposto sobre Serviços (ISS).
- NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
É a nota do varejo que é emitida para o consumidor final, é uma substituição do cupom fiscal em todo o país e exige o uso do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos).
Estas são as principais notas fiscais existentes. Entretanto, vale dizer que a emissão de notas fiscais de produtos é de competência do estado, enquanto as notas fiscais de serviços são emitidas pela prefeitura de São Paulo.
E, em ambos casos, este processo pode ser realizado pela internet: é necessário possuir uma Senha Web ou certificado digital e obter o acesso aos sistemas do governo.
SP: Entenda quem deve emitir nota fiscal
É obrigatório que todas as empresas que comercializam produtos e serviços em território nacional emitam nota fiscal na grande maioria dos casos para garantir melhor controle tributário. Entretanto, há exceções, como o MEI (Microempreendedor Individual), que não possui obrigação de emitir nota fiscal para pessoa física, apenas para pessoa jurídica.
O documento é opcional para os autônomos que não possuem CNPJ e prestam serviços para as pessoas físicas.
No estado de São Paulo, a Secretaria da Fazenda divulga as atividades que exigem a emissão de nota fiscal eletrônica segundo o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Já as NFS-e, a obrigatoriedade vale para todas as empresas prestadoras de serviço, que podem ser MEIs, pessoas jurídicas de vários portes ou autônomos (pessoa física).
Veja o que é preciso para emitir Notas Fiscais
Se você é um prestador de serviços, é necessário fazer a emissão de notas através da Prefeitura de São Paulo, caso venda produtos, é preciso fazer a emissão de notas através do Governo do Estado de São Paulo.
- Tenha os seus dados pessoais e profissionais em mãos, como: RG, CPF, endereço completo, telefone de contato, e-mail e os dados do MEI: CNPJ, Razão Social e Nome Fantasia.
- Solicite a sua Senha Web
- Desbloqueie sua Senha Web;
- Faça a configuração da sua Senha Web para o MEI;
- Faça configuração da sua NFS-e no portal do Milhão;
- Após a configuração, faça a emissão da NFS-e.
Ao fazer a emissão você ainda pode consultar ou cancelar a NFS-e sem dificuldades.
Você consegue fazer cada passo diretamente pelo site da prefeitura, clique aqui e siga o passo a passo.