Dicas

Jovem Aprendiz Como Funciona – Dicas para primeiro emprego

Publicado

em

O jovem aprendiz tem jornada de trabalho de, no máximo, seis horas por dia, sendo vedada a hora extra e compensação de horários. A jornada pode chegar a oito horas diárias caso já tenha completado o ensino médio, computando-se, neste caso, as horas destinadas à aprendizagem teórica.


Os interessados em concorrer a uma vaga devem obter algumas informações importantes:
Jovem aprendiz: como funciona? – você deverá ter idade mínima e máxima que varia entre 14 e 24 anos incompletos, sendo que a idade máxima não se aplica a portadores de deficiências. Por exigência legal, o jovem aprendiz deverá estar cursando o ensino fundamental ou médio. Regra um pouco diferente para o jovem aprendiz portador de deficiência mental, cuja escolaridade deverá levar em consideração suas habilidades e competência para desempenhar a função.
Caso você já tenha concluído o ensino médio, deverá apresentar comprovante emitido pela própria escola.
O Decreto Federal de nº 5.598/2005, que regulamenta a contração de aprendizes, determina que os estabelecimentos devem contratar de 5% a 15% de aprendizes, cujas funções deverão ajudar na formação profissional. Este percentual é válido para cada estabelecimento e não uma empresa como um todo.
Este mesmo decreto determina que a prioridade será para jovens entre 14 e 18 anos, exceto quando a atividade demandar exposição à insalubridade ou periculosidade. Ainda, se os Serviços Nacionais de Aprendizagem não conseguirem ofertar cursos e/ou vagas suficientes para atender à demanda dos estabelecimentos, poderá ser suprido por entidades denominadas “qualificadas em formação técnico-profissional metódica” que são: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, escolas técnicas de educação (incluindo as agrotécnicas) e as entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Vagas para Jovem Aprendiz Como Funciona

As vagas para jovem aprendiz como funciona são inúmeras. Para verificar as existentes, acesse o link https://jovemaprendizbr.com.br/vagas-jovem-aprendiz/ e faça uma pesquisa de acordo com os critérios que desejar.


Sites de anúncio de empregos também são ótimas opções para procurar vagas para jovem aprendiz. Alguns sites conhecidos são:
  • www.vagas.com.br
  • www.indeed.com.br
  • www.infojobs.com.br
  • br.jobrapido.com
  • www.bne.com.br
  • www.catho.com.br
  • www.curriculum.com.br
  • www.sine.com.br

Sendo diversas as vagas ofertadas, e em diversos sites, são grandes as chances de você encontrar alguma em sua área de interesse.

Inscrições para Jovem Aprendiz Como Funciona

As inscrições para jovem aprendiz como funciona são realizadas dentro de cada vaga, de acordo com os padrões de cada site. Você deverá ler atentamente as instruções de cada site para realizar sua inscrição corretamente e concorrer à vaga disponibilizada.

Cadastro para Jovem Aprendiz como funciona

O cadastro para jovem aprendiz como funciona nos sites acima mencionados é fácil.


Basta você seguir as instruções constantes em cada um, que variam de site para site, e efetuar seu cadastro prévio para poder, posteriormente, acessar as vagas e se inscrever naquelas que se interessar.
Atualmente, as empresas têm investido em percentual maior de jovens aprendizes por estarem em busca de novos talentos. Portanto, não perca tempo. Acesse os sites já informados, e outros tantos que você poderá pesquisar online, e assegure seu lugar.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile