Dicas

Hábitos que acabam com o seu dinheiro no mês – entenda quais são!

Publicado

em

Procurando mudar sua relação com o dinheiro neste ano? Corte esses hábitos que acabam com o seu dinheiro no mês e comece a ter sucesso financeiro agora!

Mudar os hábitos financeiros não é uma tarefa fácil, principalmente por ser uma tarefa mais de comportamento que qualquer outra coisa. Por isso, criar técnicas para melhorar sua relação com o dinheiro é fundamental para mudar sua vida.

Logo, separamos alguns desses hábitos para criar uma vida mais rica ainda esse ano. Portanto, se quer transformar sua relação com o dinheiro esse ano com essas dicas, continue com a gente até o final.

Não planejar suas compras

Fazer compras tem que ser algo pensado, especialmente por ser uma tarefa que tira os seus recursos financeiros. Portanto, deve ser algo feito com a cabeça e pensando com antecedência.

Então, é importante verificar antes de comprar e comparar os preços dos produtos ou serviços que você quer comprar. Vale a pena também verificar se existe alguma promoção para melhorar as condições de compras.

Verificar liquidações e pedir descontos é outra forma de consumir com mais consciência e com isso, melhorar o planejamento das compras.

Esquecer de pagar os boletos em dia

Esquecer de pagar os boletos é o famoso hábito bola de neve, sempre que deixar de pagar algo, você joga pra frente outro pagamento. Esse é um dos piores comportamentos que minam o seu dinheiro e acabam por fazer perder o controle da sua vida financeira.

Então, o melhor a se fazer é pagar os boletos nos dias que devem ser pagos, especialmente para evitar multas por atraso. Além disso, pagar em dia é algo que te permite evoluir a sua responsabilidade com o dinheiro.

Logo, é fundamental que faça desse um hábito para sua vida, tenha anotado todas as datas de pagamento que precisa fazer para não se perder. Se em algum momento, sentir que não vai conseguir pagar, tente avisar com antecedência.

Não ter controle de orçamento

Ter um orçamento é entender para onde o seu dinheiro está indo e de onde ele está vindo para controlar melhor esse fluxo. Por isso, é uma das ferramentas indispensáveis para melhorar sua relação com o dinheiro.

Com isso, fica mais simples sobrar mais grana no final do mês e principalmente entender o movimento que ele teve. Assim, fica menos complicado cortar gastos desnecessários e indicar onde você pode economizar mais.

Então, comece agora mesmo a criar uma planilha de fluxos para entender o seu orçamento, com controle de entrada e saída. Anotando, seus gastos mensais que são comuns e suas receitas principais também.

Não investir o seu dinheiro

Outro hábito ruim que te faz ter menos dinheiro, especialmente a longo prazo é não investir o que ganha. Investimento é uma forma de sempre manter sua vida financeira saudável para impedir problemas com dinheiro que possam atrapalhar sua vida.

Se você tiver um colchão de segurança financeira, por exemplo, pode te ajudar a resolver problemas que podem acontecer com qualquer pessoa. Se o seu carro quebrar, ou precisar de dinheiro para consertar algo em casa, por exemplo. Esse dinheiro guardado pode ser usado para não comprometer seu orçamento.

Logo, existem 3 tipos diferentes de aplicações que você pode fazer inicialmente, principalmente dependendo do seu perfil de investidor. Você pode colocar em alguma conta que renda 100% do CDI, aplicar em Tesouro Direto ou mesmo investir em LCI ou LCA.

Vale a pena entender mais sobre investimentos para começar a fazer melhores escolhas para sua vida financeira. Conheça alguns dos investimentos para se fazer quando se é iniciante agora mesmo! Clique aqui!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile