Dicas
Guia de Carreira em Biologia
Seguindo dois diferentes caminhos, o Guia de Carreira em Biologia é uma oportunidade única para quem quer aprender sobre a origem, desenvolvimento e funcionamento de diferentes seres vivos.
Logo, quem quer seguir esse caminho profissional precisa escolher entre bacharelado e licenciatura para dar os primeiros passos. A principal diferença entre uma e outra é a função após se formar. Enquanto licenciatura é para dar aulas em escolas de ensino médio e fundamental, bacharelado forma profissionais para trabalhar em zoológicos, reservas ambientais e indústrias.
Então, se quer entender qual o melhor caminho para sua vida, saber quanto cada função recebe e aprender as principais atividades fique até o final deste Guia de Carreira em Biologia.
O que faz um Biólogo
Um biológico é um profissional em estudar reações bioquímicas que acontecem tanto no corpo, quanto nas células. Por isso, se torna um especialista em assuntos como reprodução, evolução e principalmente sobre a vida animal.
Contudo, como foi dito existem duas ramificações que podem direcionar a carreira de um biológico a licenciatura e o bacharel. Além disso, em casa uma das funções existem diferentes atividades.
Principais atividades de uma licenciatura em Biologia
Quem possui formação em licenciatura em Biologia pode atuar principalmente em escolas do ensino médio ou fundamental. Com isso, o profissional pode procurar desenvolver a carreira e chegar a dar aulas em universidades. Além disso, podem atuar na produção de materiais pedagógicos de Biologia para escolas, institutos e ONGs também.
Principais atividades de um bacharel em Biologia
Com o bacharelado o biólogo trabalha em zoológicos, indústrias de alimentos, petroquímica e reservas, por exemplo. Logo, suas funções são diferentes e variam de acordo com a área de atuação profissional. Além disso, existem alguns profissionais que migram para institutos de pesquisa de genética também.
Quanto ganha um biólogo?
Um dos sites especializados em trabalho que tem informações sobre as médias salariais indica o valor de R$2.127 de todos os profissionais no mercado. Contudo, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) indica cinco salários-mínimos como teto de remuneração no Brasil.
Logo, existem profissionais com salários mais altos, principalmente no setor público, que podem chegar até R$14 mil. Porém para entender quanto você vai receber, apenas quando escolher uma função para ter uma ideia melhor. Você pode inclusive trabalhar fora do país com bolsas de pesquisa, existem diversas atividades que você pode realizar para ganhar um bom salário na área.
Faculdade de biologia
A maioria das matérias é voltada para estudar as classificações de plantas, animais e microrganismos, além disso, estudam bioquímica, fisiologia e moléculas. E as matérias são divididas em botânica, ecologia e genética. Logo, após alguns conteúdos teóricos os alunos também têm aulas práticas em laboratórios. O curso também pode ser encontrado como Ciências Biológicas.
A duração dos cursos é de 8 a 10 semestres, ou seja, de 4 a 5 anos de formação acadêmica com estágio obrigatório. Uma das principais diferenças entre bacharelado e licenciatura é que durante o curso, enquanto a licenciatura prepara para ministrar aulas.
Então, o aluno recebe aulas de pedagogia e outras matérias envolvidas. Logo, em bacharelado o aluno tem aulas em campo com vivência em zoológicos e outras atividades relacionadas a área.
As melhores faculdades de biologia
As principais faculdades de biologia do Brasil são:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Se quer aprender mais sobre sua vida profissional, é importante se atualizar sempre, tá em dúvida ainda? Leia sobre outra carreira agora!