Dicas
Greve – Pilotos e comissários de bordo entrarão em greve
Os pilotos aéreos associados ao (SNA) Sindicato nacional dos Aeronautas, realizaram uma votação para realizar uma greve, greve essa motivada por falta de acordo com as companhias aéreas.
De acordo com o sindicato, a greve deverá ocorrer a partir do dia 29, segunda-feira, em todo o País, greve que ocorrerá por tempo indeterminado. Os trabalhadores se juntaram em uma assembleia para firmar a greve, essa assembleia ocorreu na quarta feira, (24). O Comandante Ondino Dutra, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, afirmou que a assembleia teve a participação de 700 funcionários. A paralisação ocorrerá com 50% dos trabalhadores durante o dia, os pilotos e comissários irão alternando entre as darás para manter uma parte dos voos em operação.
Motivação Greve dos Pilotos
Desde o ano passado, a categoria não recebeu um reajuste no salário, o ajuste não ocorreu devido à crise advinda da covid 19, porém, os trabalhadores pedem um aumento de 15% no salário, segundo o sindicato, as empresas aéreas ofereceram a porcentagem de 3% de aumento.
As empresas que são parte do sindicato nacional das empresas aeroviárias, sendo elas Azul, Gol, Itapemirim, Latam, Tam Cargo e Voe Pass, desejam permanecer com o salário pago atual, sem realizar o reajuste, porém visam aumentar os benefícios pagos aos funcionários, benefícios como o vale alimentação, aumento de acordo com a inflação nos 12 meses. A proposta emitida pelas empresas teve rejeição. Além do reajuste salarial, os empregados das empresas aéreas pedem que tenha manutenção das cláusulas da convenção coletiva vigente, logo, o sindicato patronal trouxe propostas de mudanças nas cláusulas, sendo essa a restrição no horário de realização de exames médicos obrigatórios, que iriam poder ter a realização durante um período das 5h às 13h, e não o dia inteiro.
Com as propostas feitas pelas empresas aéreas, os funcionários realizaram votações, no total 92% foram de votos contrários às propostas oferecidas por parte das companhias e 6% votaram a favor, com 0,43% de abstenções.
De acordo com o presidente do SNA, Ondino Dutra, “O pleito é, simplesmente, a recomposição inflacionária dos últimos 24 meses. Haja vista que a categoria aceitou reduções de salários desde o início da pandemia e é boa a situação das empresas nesse momento de retomada. A Azul tem a maior liquidez da sua história, a Gol efetuou a maior desalavancagem desde sua fundação e a Latam atingiu a maior redução de custo em mais de 10 anos”. Confira o trecho no link.
Impacto Da Pandemia No Setor Aéreo
A pandemia atingiu inúmeros setores, principalmente os setores que trabalhavam diretamente com o público, as restrições firmadas por autoridades de todo o mundo trouxeram complicações diretas, incluindo o setor da aviação, com fechamento de aeroportos e fronteiras, o setor ainda não se recuperou totalmente e durante a pandemia, para sobreviver, as empresas criaram programas internos como licenças não remuneradas, redução de jornadas e salários. As empresas desse setor tiveram prejuízos bilionários, muitos funcionários dentre pilotos e comissários foram demitidos.