Dicas

Entenda as principais diferenças entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal

Publicado

em

Muitas pessoas ainda não entendem quais são as diferenças entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal e acabam escolhendo errado!

Atualmente, tem aumentado o número de pessoas que precisam de crédito, principalmente de empréstimo. Por isso, é importante saber quais são as diferenças que podem afetar o valor pago.

Especialmente, do juros que é pago entre os dois tipos de empréstimos que são mais feitos no Brasil. Logo, mostraremos as características de cada um deles e você vai entender qual é a melhor opção para sua vida!

Então, se quer entender as principais diferenças entre o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal, fique com a gente até o final!

O que é empréstimo consignado? 

Hoje, o empréstimo consignado é uma forma de crédito muito atrativa, principalmente, por ser uma das taxas de juros mais baixas. Muito por conta de ser um empréstimo considerado seguro para quem libera crédito.

Vale lembrar, que o empréstimo consignado é uma forma de crédito que é descontado diretamente na folha de pagamento do cliente. Por isso, não existe uma maneira do cliente dar um calote e deixar de pagar as parcelas.

Logo, em compensação, o cliente tem a opção de pagar as taxas de juros mais baixas e com isso se torna a forma mais atraente de empréstimo. Contudo, o valor do empréstimo não pode superar 35% da renda total do cliente, considerando todos os outros descontos.

Quem pode pegar o empréstimo consignado?

Apesar de ser um empréstimo mais seguro e atrativo para muitos clientes, apenas alguns clientes podem contratar essa forma de crédito, são eles:

  • Aposentados do INSS;
  • Pensionistas do INSS;
  • Funcionários públicos, sejam do município, estadual ou federal;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada.

Além disso, é necessário ter entre 18 até 80 anos de idade e estar em uma das categorias acima. Em caso da fonte ser do INSS, lembrar sempre do teto de até 35% contando também os outros descontos que acontecem em folha.

Vantagens do empréstimo consignado

Existem algumas vantagens que diferenciam o empréstimo pessoal do empréstimo consignado, entre as principais estão as taxas de juros mais baixas. Logo, com a taxa de juros pré-fixados e com desconto em folha, elas ficam assim:

  • Servidores públicos: 2,05%;
  • Beneficiários do INSS: 2,08%;
  • Trabalhadores privados: 2,50%.

Outra vantagem é ter um prazo ainda maior com até 60 meses para pagar, isso para trabalhadores privados. Assim, para os aposentados e pensionistas do INSS o período aumenta para 84 meses.

Dessa forma, para servidores públicos o prazo estica ainda mais e pode ser feito em até 96 meses. Além disso, mesmo em caso de negativado, é possível conseguir crédito, o que é uma ótima vantagem.

Empréstimo pessoal

Diferentemente do empréstimo consignado, o crédito pessoal pode ser pago por qualquer pessoa. Desde que ela tenha um score positivo e tenha um bom histórico bancário e pode ser feito em qualquer banco.

Outro fator que é positivo no empréstimo pessoal pode ser feito em qualquer quantia, não obedecendo a regra dos 35%. Além disso, o cliente pode negociar as taxas de juros e prazos diretamente com o banco.

Logo, por ser um crédito menos seguro para quem libera o valor, normalmente, tem uma taxa de juros maior que o consignado. Ela é uma ótima forma de conseguir dinheiro para emergências, especialmente para pagamento de dívidas.

Vantagens do empréstimo pessoal

A taxa de juros que é mais interessante no mercado no caso do empréstimo pessoal é de 6% mensal. Por isso, em caso de precisar desse tipo de crédito é importante pesquisar um juros semelhante.

Além disso, como a negociação é feita diretamente no banco, é interessante para reduzir valor de parcela ou prazo de acordo com o pagamento.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile