Dicas
Dicas de como se inscrever no ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni), cuja criação pelo Governo Federal aconteceu em 2004, fornece bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior.
O programa efetua a abertura de inscrições duas vezes por ano, uma em janeiro e a outra no mês de junho, e o respectivo processo seletivo para obter uma bolsa de estudos leva em conta a nota do interessado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Geralmente, a edição de verão do ProUni propicia mais vagas e atrair um número maior de candidatos. Afinal, a maior parte das faculdades e universidades começa os seus cursos no início dos meses de fevereiro e março. No entanto, a quantidade de candidatos para a edição que acontece no meio do ano é bem menor.
Para poder participar do ProUni e obter uma bolsa de estudos, o candidato precisa obrigatoriamente cumprir certos requisitos.
Requisitos para participar do ProUni
Para poder participar do ProUni, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- Ter participado no Enem;
- A nota mínima do Enem demandada pelo ProUni é de 50 pontos;
- O candidato necessita ter conquistado uma média de no mínimo 450 pontos nas 5 áreas de conhecimento do Enem e não pode ter zerado na redação;
- Ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou então em escolas particulares com bolsa integral;
- Para obter a bolsa integral no ProUni, que cobre a totalidade da mensalidade na universidade ou faculdade, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de no máximo um salário mínimo e meio;
- Para conseguir a bolsa parcial, que cobre 50% da mensalidade, a renda familiar bruta mensal per capita pode ser maior que um salário mínimo e meio, mas no máximo até três salários mínimos.
- Para se candidatar às cotas destinadas às pessoas com deficiência e aquelas que se autodeclaram como pretas, pardas ou indígenas, também é necessário cumprir os critérios de renda, pontuação e participação no Enem.