Dicas
Desintoxicação digital: hábitos para ajudar a superar o vício digital
Uma desintoxicação digital é um período temporário de tempo de tela reduzido para quebrar o vício e estar mais presente no mundo físico. Durante este período, você se desconectará completamente dos dispositivos digitais ou reduzirá a quantidade de tempo gasto on-line e em certos dispositivos ou aplicativos. Sim, se você quiser se desintoxicar corretamente, você terá até mesmo que ficar longe de um espaço de sweet bonanza slot (mesmo que haja vantagens muito boas e muita gente confie nelas).
A desintoxicação digital envolve evitar o uso de gadgets como smartphones e PCs.
Como fazer uma desintoxicação digital no trabalho
Desligar a tecnologia no trabalho nem sempre é possível, mas cada um de nós pode tomar medidas para reduzir nosso uso digital.
Aqui estão cinco dicas sobre como iniciar uma ‘desintoxicação digital’ para você ou seu local de trabalho
Realizar reuniões sem gadgets
Enquanto a multitarefa prejudica a produtividade, as reuniões sem tecnologia podem aumentá-la. A escrita provou ser uma melhor maneira de lembrar as informações do que a digitação. E o ato físico de escrever envolve diferentes partes do cérebro e pode estimular a criatividade e a resolução de problemas.
Encorajar os funcionários a usar um bloco de notas e uma caneta para tomar notas também os ajudará a se livrar de toxinas. Não há distrações ou gatilhos sensoriais na página do bloco de notas, que podem atrair sua atenção da mesma forma que na tela de um gadget. O uso de um caderno de anotações melhorará sua concentração, memória e habilidades de comunicação.
Também podemos ser percebidos como rudes ou menos presentes quando usamos dispositivos em reuniões. Reuniões sem o uso de dispositivos permitem que todos se envolvam plenamente e desempenhem um papel ativo no sucesso do grupo.
Incentivar limites de uma tela, interrupções e ‘janelas sem tecnologia’
Restrições de uma tela por vez: Usar uma tela de cada vez é um pequeno passo em direção à desintoxicação digital. Considere torná-la uma prática regular no escritório.
O que isso significa. Significa renunciar conscientemente ao hábito de virar páginas em seu telefone enquanto você está trabalhando no computador e talvez assistindo TV. Significa abandonar a multitarefa com seus dispositivos.
Para fazer isso, tire seu telefone da vista ou de sua mesa. Levante-se para dar alguns passos quando precisar verificá-lo. Quando terminar, guarde-o e volte para o seu lugar.
Estudos demonstraram que a concentração melhora se você simplesmente tirar o telefone da vista. Ela melhora ainda mais se o telefone estiver fisicamente escondido em uma gaveta ou bolsa.
As quebras de tela podem nos ajudar a relaxar, melhorar a postura e aumentar a atenção.
De acordo com pesquisas, intervalos curtos e freqüentes são preferíveis a intervalos menos freqüentes e mais longos. As pessoas mais produtivas trabalham por 52 minutos e depois fazem pausas de até 17 minutos.
Sem janelas tecnológicas: Atribuir diariamente tempo “sem janelas tecnológicas” aos membros da equipe e fazer com que seja a norma respeitar este tempo. Durante este tempo, eles podem reservar tempo para desligar os dispositivos e e-mails. Eles podem se desligar de tudo o que vem com ele.
Um exemplo seria decidir desconectar por uma hora durante a hora do almoço. Sem telefone, sem e-mail, sem rede social.
Incentivar os funcionários a desativar as notificações
Incentivar os funcionários a reservar um dia ou mesmo algumas horas a cada semana para desligar as notificações. Durante este tempo, eles podem ativar a resposta fora do escritório. Isto manterá os colegas e clientes importantes informados sobre a desativação da tecnologia.
Exemplo de mensagem: “Olá, eu não verifico meus e-mails entre 1 e 2 da tarde todos os dias. Lerei sua mensagem depois das 14h, mas se o assunto for urgente, por favor, ligue-me/meus colegas [NOME] para [número de telefone]”.
Incentivar as dietas digitais
Concentre-se em ser realista, estabelecendo limites e removendo distrações.
Isto pode ser feito de várias maneiras. As seguintes idéias podem ser consideradas:
Jejum digital: Tente desistir de todos os aparelhos por um tempo, por exemplo, por um dia ou uma semana. Durante este tempo, monitore seu humor e bem-estar. Tire alguns minutos para resumir em um diário e acompanhe sua experiência.
Abstinência digital repetitiva: Escolha um dia por semana para não usar os aparelhos.
Desintoxicação específica: Pense nisso se um determinado aplicativo, website ou outra coisa estiver ocupando muito de seu tempo. Limite seu uso desse item em particular.
Desintoxicação nas redes sociais: Concentre-se em limitar ou mesmo abandonar completamente as redes sociais por um período de tempo específico.
Você também pode usar um plano prescrito, como a desintoxicação digital de 30 dias da Forbes.
Outra opção é fazer um plano semanal de dieta digital de desintoxicação.
Criar um grupo de amigos para desintoxicação
Os gerentes podem apoiar a desintoxicação digital a nível organizacional. Eles podem ajudar os membros da equipe a encontrar um amigo com o qual possam fazer a desintoxicação digital. Os amigos nos ajudam a nos mantermos unidos para suportar o processo.
A desintoxicação no trabalho é um desafio divertido em vez de uma tarefa tediosa quando se tem um colega com quem se pode discutir planos e obter apoio.
A desintoxicação digital nos permite trazer o melhor de nós mesmos para o trabalho. Quando regulamos nosso uso de dispositivos digitais em vez de deixá-los nos regular, estamos mais presentes, comprometidos, produtivos e eficientes no trabalho e em casa.