Dicas
Conheça os mitos que afundam sua qualidade de vida financeira
Alguns conselhos, apesar de parecer serem os melhores, são mitos que ao invés de ajudar a sua carteira e saúde financeira, prejudicam gravemente. Conheça os mitos financeiros logo abaixo.
Quando o conselho benéfico é, na verdade, uma péssima ideia e um grande mito
Conselhos construtivos oferecem benefícios a todos, isto é inegável. Entretanto, quando o conselho é apenas um mito ele se torna mais do que apenas um conselho, mas uma péssima ideia.
Quando pensamos na vida financeira e damos início a ela, um dos primeiros passos é buscar dicas e conselhos que agreguem suas rendas, performances e até mesmo investimentos.
É comum ouvir que ter duas rendas é melhor que uma, que comprar é melhor do que alugar, que para ganhar mais ou ter mais poder de compra é necessário ganhar equivalente para conseguir economizar e por vai…Vamos esclarecer a você alguns “excelentes” conselhos que devem ser ignorados logo após ouvi-los.
Confira os principais mitos sobre a vida financeira
Veja agora os principais mitos que dizem sobre a vida financeira para evitá-los ou tirá-los imediatamente da sua vida.
- Comprar é melhor que alugar;
Nem sempre comprar é melhor que alugar, afinal o dinheiro utilizado com aluguel é nada menos do que uma despesa necessária para muitos. Vale refletir que o dinheiro gasto com comida não é um desperdício, em lazer também não, já que cada despesa possui um item que é utilizado de forma constante e que, apesar de significar não conter algum valor, são necessários.
Ao possuir uma casa, a não ser que tenha feito pagamento à vista, normalmente é utilizado um empréstimo que a depender da entrada é muito maior do que o valor que você pagaria em um aluguel e outras despesas, como os impostos, manutenção, seguro. Você não teria se estivesse morando de aluguel.
Apesar de ser um grande desafio entre alugar ou comprar uma casa, é necessário planejamento financeiro quando se deseja ter algo e precisa saber estabelecer seu objetivo a longo prazo ao investir em uma residência própria.
A melhor forma de analisar isso é realizando o planejamento financeiro e tenha algumas dicas para ter seu imóvel mais rápido garantindo mais qualidade.
De toda forma, às vezes, com o empréstimo você paga mais do que pagaria se fizesse um planejamento para realizar um pagamento à vista. Mas, cada caso é um caso! Por isso, avalie com cuidado quando ouvir de imediato que “comprar é melhor que alugar”, já que depende de sua necessidade.
- Ter duas rendas sempre será melhor que uma;
Complementar a renda será ótimo se você gosta da segunda atividade e consegue aliar lazer com trabalho, entretanto, quem diz que ao ter duas rendas você está completamente seguro isso pode ser uma verdadeira forca.
A família que conta com as duas rendas, em caso de perda de uma ficará prejudicada. Mas, é claro, isso vale para ambas pessoas que trabalham e uma seja demitida. É provável que enfrente alguns problemas financeiros, por isso, esse conselho é apenas uma utopia.
O correto é que apenas uma renda seja necessária e uma segunda seja um complemento “por ser” e não por necessidade, já que em caso de perda dela, significaria uma perda significativa para a família.
No mais, o planejamento financeiro eficaz é a melhor forma de garantir que com imprevistos, você não tenha problemas financeiros e consiga usufruir tanto de uma renda quanto com duas.
- Ganhar mais para poder economizar mais;
Economizar diz respeito a sua disciplina de separar parte da renda mensal e não quanto você ganha. Por isso, não importa a quantia, quanto mais cedo começar a economizar e rentabilizar o dinheiro, mais tempo terá para que os juros façam suas maravilhas.
Mas, para tirar esse mito de sua vida é preciso entender que alguns gastos são desnecessários e devem ser cortados para garantir sua segurança financeira.
- É impossível ter disciplina financeira.
Há diversos aplicativos e métodos que auxiliam você a ter disciplina, mas algumas pessoas tornam o planejamento financeiro um verdadeiro terror que “é difícil ser encarado e realizado na prática”.
Apesar de ser difícil, não é impossível. Basta entender quais são suas prioridades que de forma gradativa você conseguirá ter disciplina com gastos necessários e os desnecessários.
Importância de excluir os mitos sobre finanças
Agora que você sabe quais são os mitos, você conseguirá excluir eles da sua vida e garantir, de fato, qualidade de vida financeira.
Ao excluir esses “conselhos” você consegue garantir não só qualidade em sua carteira, mas também disciplina e melhor poder de compra e cumprimento de metas. Afinal, os mitos colocados em prática apenas atrasam o cumprimento dos seus objetivos.
Portanto, não perca mais tempo com esses mitos e tenha uma vida financeira saudável.